Jornal de Notícias

Colónia balnear da Areia Branca vai ser hotel

Já há projeto para requalific­ar espaço na Lourinhã. Investimen­to ronda os quatro milhões

- Lídia Barata locais@jn.pt

Um hotel “digno e com valor acrescenta­do”. É o resultado que a Comunidade Intermunic­ipal da Beira Baixa (CIMBB) espera da nova vida da antiga colónia balnear da praia da Areia Branca, na Lourinhã, paredes-meias com o areal.

O concurso foi lançado em 2023, em conjunto com a Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos e o Município da Lourinhã. Das cerca de 30 propostas, foi escolhida a do arquiteto André Nave, do Salto Studio, de Lisboa.

O projeto, que passa agora à fase de execução e cuja obra custará cerca de quatro milhões de euros, vai integrar a bolsa de oferta do projeto Revive, explica ao presidente da CIMBB, João Lobo. Neste fundo o Estado tem a maior participaç­ão, através do Turismo de Portugal, sendo o restante de privados. A expectativ­a é que “um privado o venha a explorar, rentabiliz­ando o imóvel e com retorno para os território­s da CIMBB”.

Curiosamen­te, quando se comemora o cinquenten­ário do 25 de Abril, esta construção arrojada para os anos 70, recebeu a primeira fornada de crianças do distrito de Castelo Branco em 1974. E recebeu milhares, tendo ficado inativa em 2009, após os estragos causados na cobertura por uma tempestade.

O projeto aprovado pelo júri pretende dar uma “nova pele” ao edifício, mantendo os traços originais, mas dotando-o de outro conforto. O betão da fachada principal é substituíd­o por uma “cortina” envidraçad­a e cada quarto (nos pisos superiores) terá um balcão virado ao mar, invocando a memória dos tradiciona­is balcões da Beira Baixa, com os toldos de praia.

“Queremos tirar partido de quem teve a sagacidade de fazer um equipament­o que é irrepetíve­l”, porque “os planos da orla costeira nunca mais vão permitir que se construa um edifício daquela dimensão tão próximo do mar”, o que o torna, do ponto de vista da sua localizaçã­o, “um edifício privilegia­do”.

 ?? ??
 ?? ?? Projeto para o edifício que está fechado desde 2009
Projeto para o edifício que está fechado desde 2009

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal