Jornal de Notícias

A democracia brasileira numa encruzilha­da

-

O Brasil está numa situação alarmante. A possibilid­ade de banir as redes sociais, seguindo os passos de nações com regimes ditatoriai­s como a Rússia, a Coreia do Norte, o Irão e a China, é uma ameaça real aos pilares fundamenta­is da liberdade e da democracia. Observamos que, num padrão assustador, aqueles países começaram com restrições aparenteme­nte moderadas à liberdade de expressão nas redes sociais, com a justificaç­ão de controlar a disseminaç­ão de informaçõe­s prejudicia­is ao regime; contudo, ao longo do tempo, essas restrições tornaram-se cada vez mais draconiana­s, culminando na proibição completa do acesso às redes sociais e na repressão de qualquer forma de dissidênci­a ou crítica ao Governo. A liberdade de expressão é uma conquista da qual não podemos abrir mão. Quem deve ter o poder de definir esses limites? O Governo, juízes, legislador­es, indivíduos ofendidos, média, professore­s ou as próprias redes sociais?

É um debate complexo, em que diferentes interesses e valores se confrontam e no qual não há respostas simples ou soluções definitiva­s. Uma coisa é certa: no Brasil, onde a liberdade de expressão é um direito constituci­onal, é imperativo resistir a qualquer movimento que possa minar os princípios democrátic­os.

As redes sociais desempenha­m um papel crucial. São ferramenta­s essenciais para o ativismo político, o jornalismo independen­te e o desenvolvi­mento económico. Qualquer tentativa para as restringir ou proibir deve ser vigorosame­nte contestada. GREGÓRIO SIMÃO gregoriojs­imao@yahoo.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal