Jornal de Notícias

Produtora prepara série sobre primeira-dama de França

Vida de antiga professora será contada em seis episódios na televisão. Visada foi surpreendi­da

- Margarida Fonscea margaridaf@jn.pt

“Brigitte, a free woman” é o nome da série com seis episódios, de 45 minutos cada, que a produtora “Gaumont” está a preparar para dar a conhecer a vida da primeira dama francesa. O projeto, ainda em fase inicial, será exibido na televisão e vai mostrar quem é a mulher de Emmanuel Macron. O anúncio apanhou a visada de surpresa, segundo fonte do Palácio do Eliseu.

Brigitte Macron tem 71 anos (completado­s no passado dia 13) foi professora de Francês e de Representa­ção até 2015. Foi numa escola em Amiens, no Norte de França, sua terra natal, que conheceu Emmanuel Macron quando este era aluno de teatro. Há uma diferença de 24 anos e oito meses entre os dois.

Antes de Macron, Brigitte foi casada com o banqueiro André-Louis Auzière, de quem se divorciou em 2006 e com quem teve três filhos. Um ano depois, casou com o atual presidente francês, eleito pela primeira vez em 2017 e que considerou o romance com Brigitte “um amor frequentem­ente clandestin­o, muitas vezes escondido, incompreen­dido por muitos antes de se impor”.

A primeira-dama de França tem, entre as suas causas pessoais, o combate ao “bullying” escolar e cibernétic­o. Tem seis netos.

Há três anos, a primeira-dama fez saber que iria processar um site de extrema-direita por espalhar a informação falsa de que ela seria transexual, rumores que voltaram há um mês, via uma comentador­a conservado­ra norte-americana, Candace Owens, o que levou Emmanuel Macron a reagir. “Não há nada pior do que a difusão de informação falsa. As pessoas acabam por acreditar nela e isso incomoda-nos na nossa intimidade”, disse.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal