Jornal de Notícias

Leão reencontra a última besta negra

Equipa de Ruben Amorim, que não perde desde que caiu na Cidade Berço, procura dar novo passo rumo ao título

- Adriano Rocha arocha@jn.pt

LIGA Com a vitória em Famalicão, no acerto do calendário, o Sporting deu um passo de gigante rumo à conquista do 20.º título, ao cavar um fosso de sete pontos de vantagem sobre o Benfica à entrada para as últimas cinco jornadas. Faltam três vitórias – isto se as águias não tropeçarem entretanto – para a equipa de Ruben Amorim se sagrar campeã nacional, mas para se aproximar do objetivo da época terá de começar por bater a sua última besta negra no campeonato, o V. Guimarães – a outra derrota foi na Luz, com o Benfica.

Dar mais um passo seguro rumo ao título na receção aos vitorianos significa ainda que os leões cumprirão uma volta completa sem derrotas na Liga. Desde o desaire (3-2) sofrido no D. Afonso Henriques, há mais de quatro meses (9 de dezembro), o Sporting averbou 15 vitórias e um empate. Somando mais três pontos, os leões igualarão a melhor sequência de triunfos seguidos no campeonato. Serão duas séries de oito vitórias a eito, intervalad­as pelo empate (3-3) na visita ao Rio Ave.

O Sporting vai também tentar aumentar para 15 jogos o registo 100% vitorioso que apresenta em Alvalade na Liga. O histórico de confrontos mostra que a equipa leonina ganhou os últimos seis duelos em casa com o V. Guimarães. Aliás, é preciso recuar 13 jogos, e até à temporada de 2010/11, para encontrar o derradeiro triunfo da equipa minhota (2-3) no reino do leão.

Mas o V. Guimarães de Álvaro Pacheco já mostrou que não treme nos grandes palcos. E disso deu exemplo ao ganhar (2-1) ao F. C. Porto no Dragão, para a Liga. Esse êxito permitiu que os conquistad­ores entrassem na discussão do terceiro lugar, o qual ainda poderá dar acesso à Liga dos Campeões. Ocupam o quinto posto, mas estão só a dois pontos de F. C. Porto e Braga, que fecham o pódio. Falta saber se a recente eliminação nas meias-finais da Taça de Portugal, às mãos dos dragões, irá passar algum tipo de fatura em Alvalade.

 ?? ?? Hjulmand é o pulmão do meio-campo leonino e Jota Silva lidera ataque vitoriano
Hjulmand é o pulmão do meio-campo leonino e Jota Silva lidera ataque vitoriano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal