Jornal de Notícias

SAD vende direitos do Dragão à Ithaka por 65 milhões

Empresa espanhola vai ficar com 30% das receitas do estádio e do museu durante os próximos 25 anos

- Miguel Pataco miguel.pataco@jn.pt

F. C. PORTO A SAD azul e branca informou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliário­s (CMVM) que chegou a acordo com a Ithaka para a venda de 30% da “nova” Porto Comercial, com a empresa espanhola a investir 65 milhões de euros e a ficar com direito a receber essa mesma percentage­m das receitas geradas pelo Estádio e Museu do Dragão nos próximos 25 anos. Candidato à presidênci­a do F. C. Porto, André Villas-Boas criticou o facto de o negócio ter sido fechado a 10 dias das eleições.

Segundo o comunicado enviado pela SAD do F. C. Porto à CMVM, a Ithaka dedicar-se-á a “a incrementa­r o potencial comercial do Estádio do Dragão, nomeadamen­te, nas dimensões referentes ao ‘corporate hospitalit­y’, ‘sponsorshi­p’, bilhética, ‘naming rights’ do Estádio do Dragão, ao Museu do F. C. Porto, às visitas ao recinto, à organizaçã­o de eventos não desportivo­s e de concertos, bem como de outras receitas, presentes ou futuras, relacionad­as com o Estádio do Dragão”.

Ou seja, a empresa com sede em Madrid ficará com 30% dos valores gerados por todos estes negócios, durante 25 anos, e para isso investe 65 milhões de euros. Ainda segundo a informação prestada pelos portistas ao mercado, 30 milhões serão investidos, de imediato, na melhoria do Estádio do Dragão, enquanto o resto do dinheiro é destinado a “aumentar a competitiv­idade” do F. C. Porto. No final da parceria, a SAD recupera os 100% dos direitos económicos do Dragão.

VILLAS-BOAS CRITICA

André Villas-Boas criticou o momento de decisão da SAD. “Qual é a pressa nesta venda dos direitos da Porto Comercial? Apesar do parceiro ser bom, custa-nos a perceber a aceleração deste processo. Quando se vende por inoperânci­a, a 10 dias das eleições, é mau”, afirmou o candidato, dando a entender que o F. C. Porto pode ficar sob fair play financeiro da UEFA. “Há coima ou perigo de suspensão da UEFA? O comunicado da SAD é defensivo. Poderá haver más notícias a caminho”, disse.

 ?? ?? Recinto portista vai ser alvo de obras de melhoramen­to, orçadas em 30 milhões
Recinto portista vai ser alvo de obras de melhoramen­to, orçadas em 30 milhões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal