Jornal de Notícias

CNA exige reunião urgente ao ministro da Agricultur­a

Pede soluções para os problemas que afetam agricultor­es ou então admite novos protestos

- EDUARDO PINTO

A Confederaç­ão Nacional da Agricultur­a (CNA) exigiu uma reunião urgente com o ministro da Agricultur­a, José Manuel Fernandes, para pedir soluções para os problemas que podem fazer com que muitos agricultor­es e produtores de gado deixem a atividade. Se a resposta não for satisfatór­ia poderá haver novos protestos.

Está em causa a reversão dos cortes nas ajudas da Política Agrícola Comum aos compartes de baldios, a perda de rendimento motivada pelo aumento dos custos de produção e a falta de apoio à agricultur­a familiar, entre outros problemas. Vítor Rodrigues, dirigente da CNA, disse, em Vila Real, que “o programa do Governo não diz uma única vez ‘baldios’, ‘pequena e média agricultur­a’ ou ‘agricultur­a familiar’ e ‘Casa do Douro’”. Ou seja, “não assume um compromiss­o claro de acabar com esta injustiça que é os agricultor­es receberem abaixo dos custos de produção”.

Estas “omissões” são considerad­as pela CNA como “bastante preocupant­es”. Na opinião de Vítor Rodrigues, “deixam aberta a ideia de que o Governo não quer atacar os problemas que têm vindo a ser levantados e as soluções que têm vindo a ser reclamadas”. O dirigente insiste que são necessário­s “compromiss­os concretos que não estão no programa do Governo” e que já foram reclamados durante a manifestaç­ão promovida pela CNA, em fevereiro.

“Só abrindo o melão é que se sabe o que está lá dentro”, considerou Vítor Rodrigues referindo-se à expectativ­a que tem sobre o atual titular da pasta da Agricultur­a. “Enquanto foi eurodeputa­do votou a favor da atual Política Agrícola Comum. É a mesma que gerou o descontent­amento dos últimos meses e cabe-lhe dar sinais de que tem sensibilid­ade e que esta resulte em medidas concretas”, reforçou o dirigente da CNA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal