Jornal de Notícias

MP pede prisão para benfiquist­as suspeitos de violação

Procurador­a defende que julgamento provou que oito arguidos sodomizara­m com pau adepto do mesmo clube

- Rogério Matos justica@jn.pt

O Ministério Público (MP) pediu ontem ao Tribunal de Lisboa que condene a prisão efetiva oito adeptos do Benfica acusados de violar um jovem de 16 anos depois de um jogo.

“Isto não foi um desvario de juventude dos arguidos, a maior parte sem antecedent­es criminais e inseridos na sociedade. Foi o exercício de poder de alguns indivíduos que, cobardemen­te, agem em grupo (...) e abordam outros para lhes dar uma lição por razões que não se alcançam”, criticou a procurador­a do MP, em alegações finais.

O tribunal julga 13 “casuals”, adeptos violentos ligados à claque encarnada No Name Boys, dez deles por violação de um adolescent­e também benfiquist­a. Este terá sido sodomizado, com um pau, por ter partilhado fotografia­s da claque nas redes sociais e por ter amigos sportingui­stas.

Para os oito arguidos que tiveram maior participaç­ão no crime e estão em prisão preventiva, a procurador­a do MP pediu penas de prisão efetiva superiores a cinco anos. Para os outros, nomeadamen­te aqueles que não foram acusados do crime sexual, mas de roubos, agressões e posse de arma proibida, admitiu penas de prisão suspensas.

“FOI ALGO PENSADO”

A violação ocorreu em fevereiro de 2022, após um jogo de futsal Benfica-Sporting, na Luz. O MP invocou como prova imagens de videovigil­ância sobre os momentos em que o grupo levou a vítima para uma zona descampada, fora do estádio, e onde a agrediu, despiu e violou. O depoimento do ofendido também foi “claro e conciso sobre o que aconteceu”, defendeu.

“Isto não foi do momento, foi algo pensado, foram selecionad­as vítimas. Há conversas de grupo sobre investigar, perseguir, arrancar dentes, despi-lo em plena rua”, alegou ainda a procurador­a, para quem o motivo foi “absolutame­nte fútil, leviano, incompreen­sível, não sobre claques, futebol, amor ao clube”. “O que fizeram não atinge apenas os ofendidos, mas, também, toda a sociedade”, disse.

Os 13 arguidos foram detidos, em janeiro de 2023, numa ação da PSP de Lisboa contra a violência no futebol que incidiu sobre os “casuals”, adeptos associados a ideais de extrema-direita.

 ?? ?? Adepto foi violado depois de partilhar fotos da claque
Adepto foi violado depois de partilhar fotos da claque

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal