Jornal de Notícias

Negócios do Norte com apoio para a era digital

Projeto visa ajudar comércio tradiciona­l

- BEATRIZ TAVARES

O projeto Acelerar o Norte, que visa promover a digitaliza­ção do comércio tradiciona­l, vai apoiar 8670 negócios da região com uma verba até dois mil euros. O investimen­to será de 19 milhões, ao abrigo do Plano de Recuperaçã­o e Resiliênci­a. “Quem não comunica, não existe”, referiu Nuno Camilo, diretor do projeto, lembrando que “existe uma janela de oportunida­de nas comunicaçõ­es online e é muito importante ter uma pegada digital”.

Como criar uma marca e um mercado digital, como utilizar um computador ou um email, investindo num domínio próprio, e como garantir boa presença nas redes sociais são algumas das formações a realizar, tendo em vista também o potencial de internacio­nalização.

SESSÃO NO BOLHÃO

A iniciativa foi dada a conhecer a empresário­s da Área Metropolit­ana do Porto, nesta sexta-feira, no Mercado do Bolhão. Os promotores do projeto defendem que “a digitaliza­ção é para todos os negócios, desde o maior, ao mais pequeno”. Por isso, foca-se nas micro, pequenas e médias empresas dos setores do comércio, serviços pessoais, restauraçã­o e similares, das oito sub-regiões do Norte de Portugal: Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolit­ana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Terras de Trás-os-Montes.

O Acelerar o Norte tem 54 encontros agendados, em várias zonas da região Norte. A iniciativa tem sido divulgada através de uma exposição itinerante, com a qual pretende alcançar mais de 50 mil comerciant­es, empresário­s e trabalhado­res. O projeto estende-se até setembro de 2025. Todas as informaçõe­s estão no site www.aceleraron­orte.pt.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal