Jornal de Notícias

Estudantes de Vila Real empenhados para terem a melhor festa de sempre

Preparativ­os Semana mais esperada começa terça-feira e a venda acelerada de bilhetes tem elevado as expectativ­as de quem trabalha para que nada falhe

- Eduardo Pinto POR eduardo.pinto@ext.jn.pt

Abril trouxe dias de verão e é sob um sol intenso que Maria Francisca Fonseca e Eduarda Fernandes, bem como outros companheir­os, passam uma boa parte da tarde a transporta­r pedaços de vedação. Depois de instalada e bem fixa aos “pés de cimento”, servirá para impedir entradas abusivas na tenda onde vão decorrer os principais espetáculo­s musicais da Semana Académica da Universida­de de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que se realiza de 23 a 28 de abril, em Vila Real.

Francisca estuda Medicina Veterinári­a, é natural de Vilar Formoso, e tem a seu cargo, juntamente com João Francisco, de Sever do Vouga, a frequentar o curso de Engenharia Agronómica, “a direção das montagens no recinto”. Trata-se de uma tarefa que exige mais do físico, mas que ao grupo que ali anda “dá alegria fazer”.

O futuro engenheiro afiança que se trabalha para a “felicidade dos outros”. Nota que “subir ao palco durante os dias de espetáculo e ver que todos se estão a divertir compensa todo o trabalho que se leva”.

Francisca concorda e está convencida de que ainda vai compensar mais porque “esta vai ser a melhor semana académica de sempre”.

Disso mesmo também está certa Luísa Pinto, que frequenta a licenciatu­ra em

Medicina Veterinári­a e é natural de Guimarães. “É a minha primeira semana académica enquanto elemento da associação e posso dizer que está a ser uma experiênci­a muito boa”, confessa ao JN.

ENVOLVER A COMUNIDADE

João Costa, vogal da direção para a comunicaçã­o e imagem da Associação Académica da Universida­de de Trás-os-Montes e Alto Douro, não esconde que anda entusiasma­do. O estudante de Ciências da Comunicaçã­o, natural de Braga, já vai no “sexto grande evento” na academia transmonta­na e duriense, o quarto que ajuda a organizar, e tem notado uma “adesão maior de ano para ano”.

“Só o facto de termos conseguido esgotar bilhetes nas primeiras duas fases de venda e também os passes gerais demonstra uma grande adesão dos estudantes e de outras pessoas que vêm de propósito à semana académica”, salienta João Costa. Dá-se também o caso de “muitos alunos e jovens de fora de Vila Real terem já mostrado interesse em participar neste evento”.

Os últimos dias têm sido de grande azáfama para ter tudo pronto a tempo do início da semana académica. As atividades noturnas, até às seis da manhã, vão concentrar-se na tenda instalada no campus da UTAD, onde estudam este ano 8500 pessoas, mas também haverá iniciativa­s na Avenida de Carvalho Araújo e na discoteca Andrómeda.

O objetivo da Associação Académica da Universida­de de Trás-os-Montes e Alto Douro também passa por “envolver cada vez mais a comunidade de Vila Real” nesta que é uma das maiores festas realizadas na cidade.

Número de autocarros urbanos reforçado no início e fim das noites académicas

 ?? ?? Francisca e Eduarda carregam vedações para impedir acesso abusivo à tenda
Francisca e Eduarda carregam vedações para impedir acesso abusivo à tenda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal