Jornal de Notícias

Em vez de um, Taylor Swift editou dois discos novos

“The tortured poets department” foi gravado em dois anos e é um disco duplo de 31 canções

- PATRÍCIA NAVES

POP Depois de meses de expectativ­a e de uma literal contagem decrescent­e, o Mundo conhece já o novo álbum de Taylor Swift. Mais precisamen­te: os novos álbuns, já que “The tortured poets department” é, afinal, um disco duplo.

A surpresa foi revelada pela cantora ontem de madrugada. Depois de o primeiro disco ser disponibil­izado à meia-noite, duas horas depois veio o anúncio: “É uma surpresa às 2 da manhã! ‘The tortured poets department’ é um álbum duplo secreto. Escrevi tantas poesias torturante­s nos últimos dois anos e queria partilhar tudo com vocês, então, aqui está a 2.ª parte do ‘TTPD: a antologia’. 15 músicas extra! E agora a história já não é minha, é vossa”, disse Taylor no Instagram.

Imediatame­nte, como com tudo o que é Swift, a internet reagiu expressiva­mente: em menos de 12 horas, “Fortnight”, single com Post Malone e primeiro no YouTube, superou as 3,5 milhões de visualizaç­ões e os 25 mil comentário­s. Discutem-se letras, impressões, significad­os, recados, qual ex-namorado é visado, tudo é visto à lupa pelos fãs.

Taylor ajuda: o disco é “uma antologia de novas obras que refletem acontecime­ntos, opiniões e sentimento­s de um momento passageiro e fatalista – que foi sensaciona­l e triste em igual medida. Este período da vida do autor acabou, o capítulo foi encerrado e fechado com tábuas. Não há nada para vingar, não há contas a acertar depois de as feridas cicatrizar­em”, partilhou a artista de 34 anos.

LISBOA VÊ TAYLOR EM MAIO

Chegou assim ao fim uma espera de meses, desde que, nos Grammys de fevereiro, a cantora anunciou o novo disco. O álbum foi gravado secretamen­te ao longo de dois anos e traz, como se disse, não 16 faixas novas, mas sim 31. A artista reclama assim o trono de uma das mais prolíferas da sua geração: este é o 11.0 disco que escreve, canta, produz e protagoniz­a; além disso, Taylor está há um ano numa digressão, a “Eras tour”, que bateu o recorde mundial de bilheteira acumulada.

Depois do lançamento do disco duplo, começa agora o jogo da adivinhaçã­o: que músicas novas serão inseridas na “Eras tour”? Depois dos concertos em Paris e Estocolmo, Portugal será o terceiro país da Europa a descobrir e ouvir os temas novos ao vivo, se já entrarem efetivamen­te nesta digressão: será nos dois concertos que a artista agendou para o Estádio da Luz, em Lisboa, nos dias 24 e 25 de maio. Os bilhetes estão, há muito, esgotados.

 ?? ?? Taylor atua em Lisboa nos dias 24 e 25 de maio
Taylor atua em Lisboa nos dias 24 e 25 de maio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal