Jornal de Notícias

24 horas entre a vida e a morte

“Um lugar seguro”, do croata Juraj Lerotic, é uma das grandes estreias da semana

- Por João Antunes Crítico

Na Croácia não há apenas belas paisagens para turista ver ou grandes jogadores de futebol. Há também bom cinema, saído do grande pote que era o cinema jugoslavo, após a desagregaç­ão do país. Juntamente com a Eslovénia, a Croácia seria mesmo um dos primeiros estados a declarar a independên­cia da Jugoslávia, o que, além de questões eminenteme­nte políticas, realça a identidade cultural específica dos croatas.

Não sendo uma das cinematogr­afias mais conhecidas entre nós, um bom ponto de partida é “Um lugar seguro”, uma das grandes estreias da semana, e que chega com três prémios em Locarno.

O filme acompanha o percurso de Damir que, ao longo das 24 horas em que a ação se desenrola, tenta acabar com a sua vida. Por seu lado, a família tudo fará para o salvar.

Não sendo naturalmen­te um dos temas mais agradáveis ou divertidos que o cinema possa abordar, não são muitos os exemplos de obras sobre os traumas das doenças mentais. Este trabalho do croata Juraj Lerotic vai direitinho para essa lista restrita, com a curiosidad­e

ainda de se tratar de uma primeira longa-metragem, que se segue na obra do realizador a duas curtas e uma série de TV.

“Um lugar seguro” não deixa de nos fazer pensar na dureza narrativa e de estilo de “4 meses, 3 semanas e 2 dias”, de Cristian Mungiu, Palma de Ouro para a Roménia, outro país que, no mesmo momento histórico, se libertara de um regime totalitári­o e dessas cinzas fez nascer cinema vibrante.

Mas o filme de Lerotic tem a sua própria identidade, aposta no humano, através do qual nos podemos identifica­r com a sua personagem central, interpreta­da com a sobriedade necessária pelo já experiente Goran Markovic, e acaba por se tornar uma celebração da vida e uma celebração do cinema.

Quando, infelizmen­te, muitos filmes se parecem uns com os outros, e grande parte dos realizador­es se limita a filmar o seu guião, é bom perceber que há ainda novos talentos a pensar o novo cinema e a não ter receio de abordar temáticas duras como as de “Um lugar seguro”.

“Um lugar seguro” DE: JURAJ LEROTIC DRAMA, 103’, 2022

 ?? ?? Sensível drama croata aborda questões de saúde mental
Sensível drama croata aborda questões de saúde mental

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal