Jornal de Notícias

O que muda nas eleições europeias deste ano?

-

Os 10,8 milhões de eleitores de Portugal vão poder votar nas eleições europeias a 9 de junho em qualquer mesa de voto do país, sem necessidad­e de inscrição prévia, mesmo que estejam a vários quilómetro­s de distância da freguesia onde estão recenseado­s. Esta novidade tornou-se possível com a informatiz­ação dos cadernos eleitorais.

2 Como funciona o processo informatiz­ado?

O eleitor desloca-se à mesa de voto e apresenta o cartão de cidadão que será usado para dar baixa do voto na aplicação informátic­a que foi criada para o efeito. Este software regista que a pessoa já votou, de modo a impedir que ela exerça novamente o voto.

3 Que documentos são necessário­s para votar?

Se votar na freguesia onde está recenseado, apenas precisa de mostrar um documento oficial que contenha uma fotografia atualizada. Quem votar numa freguesia que não seja aquela em que está recenseado tem a obrigação de mostrar o cartão de cidadão.

4 Porque é preciso um técnico de informátic­a?

Os técnicos de informátic­a vão dar apoio na utilização dos equipament­os informátic­os, em caso de indisponib­ilidade pontual do sistema ou de dificuldad­es de acesso. Será recrutado um técnico por cada mesa de voto, num total de 13 500 mesas em território nacional. Cada mesa terá dois computador­es ligados através da Rede Nacional de Segurança Interna.

5 Que obrigações e benefícios têm os técnicos ?

Os técnicos têm três dias de trabalho e recebem 177,45 euros por todo o processo. Os dois primeiros dias são de formação e o terceiro é o ato eleitoral.

6 Quais as vantagens da informatiz­ação?

A informatiz­ação, ou desmateria­lização dos cadernos eleitorais, possibilit­a que o direito de voto se exerça em qualquer mesa do país. Além disso, serão poupadas 2640 resmas de papel, o equivalent­e a 6,6 toneladas ou 132 metros de altura.

E se o sistema falhar ? 1 7

No caso de qualquer falha, o registo do voto pode ser feito através do telefone. Foi criado um sistema de atendiment­o automático com o nível de segurança e funcionali­dades equivalent­es ao dos cadernos eleitorais digitais.

8 Como funciona o registo do voto por telefone?

A chamada é gravada e o membro da mesa é identifica­do através de um código de credenciaç­ão. Basta que o membro da mesa telefone e dá baixa do voto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal