Jornal de Notícias

Marcenaria ganha museu em Rebordosa

Espaço com mais de mil peças é inaugurado hoje à tarde. A entrada será gratuita

-

PAREDES Em terra de marceneiro­s, falta um museu de marcenaria. Este terá sido o pensamento que norteou Mário Rocha, CEO da Antarte, na criação do Antarte Museum, em Rebordosa, Paredes. O equipament­o, onde será possível encontrar máquinas dos séculos XVIII e XIX , integra-se no Antarte Center, que é inaugurado hoje, às 14.30 horas, pelo presidente da República de Timor-Leste, José Ramos Horta. O museu será inaugurado ainda pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira.

“O acervo reúne mais de mil ferramenta­s e máquinas que ilustram a evolução do ofício e uma nova página da história do mobiliário português, escrita pela Antarte em 25 anos de existência”, refere, em comunicado, a empresa que já fez peças personaliz­adas para figuras como o Papa Bento XVI, o presidente da República Aníbal Cavaco Silva, o treinador José Mourinho, e o ex-selecionad­or nacional Fernando Santos.

“SINGULAR NA EUROPA”

“O Antarte Museum é um museu singular na Europa, promovendo um encontro com a história da marcenaria – desde o Antigo Egito até ao século XX – que culmina com a fundação da marca Antarte em 1998”, acrescenta o mesmo texto.

O museu terá entrada livre e estará aberto de terça-feira a domingo, com visitas guiadas mediante o respetivo agendament­o.

Mário Rocha quis avançar com “um espaço que fosse um tributo a um ofício milenar e com um legado extenso, consciente da importânci­a económica na área geográfica onde a Antarte se insere”, ao aperceber-se que existia essa “lacuna”. Durante mais de uma década, o empresário colecionou peças distintas ligadas à marcenaria, designadam­ente ferramenta­s e máquinas, “algumas raras e com antiguidad­e notável”, datadas dos séculos XVIII e XIX.

“O projeto ganhou forma através do trabalho desenvolvi­do, ao longo dos últimos três anos, pela equipa liderada por Joel Lopes, no âmbito da pesquisa e investigaç­ão sobre a marcenaria”, referiu ainda a empresa.

Investimen­to

O museu represento­u um investimen­to de 1,4 milhões de euros, sendo que o Antarte Center custou, no total, seis milhões.

Quatro edifícios

Com mais de 19 mil m2, o polo industrial da Antarte em Rebordosa divide-se em quatro edifícios. A empresa de mobiliário foi criada em 1998.

 ?? ?? Museu tem máquinas dos séculos XVIII e XIX
Museu tem máquinas dos séculos XVIII e XIX

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal