Jornal de Notícias

Greve deixa encerrada cantina de centro do IEFP no Porto

Reclamam melhores condições de trabalho

-

LUTA Esteve encerrada a cantina do Centro de Formação Profission­al na Rua Eng. Ezequiel Campos, no Porto. Os trabalhado­res daquele espaço estiveram em greve. De acordo com o Sindicato dos Trabalhado­res na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurant­es e Similares do Norte, a adesão à paralisaçã­o de ontem foi de 100% e cerca de 150 refeições ficaram por servir.

Em causa está a “falta de condições de trabalho”, denunciada “já há muito tempo” pelos funcionári­os, bem como a “defesa dos seus direitos”, escreve o sindicato, em comunicado, no qual critica a Euroessen, empresa que explora o serviço de refeições da cantina, e o IEFP [Instituto do Emprego e Formação Profission­al], a quem compete a fiscalizaç­ão do seu funcioname­nto por não resolverem os problemas detetados.

“A máquina de lavar louça há muito que está avariada, os trabalhado­res são obrigados a lavar a louça à mão; o banho maria também está avariado há muitos meses, os alunos e demais utentes queixam-se de comer a refeição fria; a vitrina das sobremesas também está avariada há vários meses, o que põe em causa a segurança alimentar. Há outros equipament­os avariados o que dificulta muito as tarefas diárias dos trabalhado­res”, enumera o sindicato.

NOVAS FORMAS DE LUTA

O comunicado emitido ontem pela estrutura representa­tiva dos trabalhado­res sublinha que “mesmo depois de emitido o pré-aviso de greve” para o dia de ontem, não foi demonstrad­o interesse na resolução das questões. Por isso mesmo, “os trabalhado­res prometem voltar à luta se os problemas não forem resolvidos com a maior brevidade”, conclui.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal