Jornal de Notícias

Professora reformada do Porto morreu no acidente da Namíbia

Fazia viagem habitual com grupo de docentes. Oito turistas já tiveram alta e regressarã­o no fim de semana

- Hermana Cruz* hermana.cruz@jn.pt H.S.

Maria Helena Teixeira, professora reformada do Porto, é uma das duas turistas portuguesa­s que morreram num acidente com dois autocarros na Namíbia. Deu aulas de Educação Física numa escola da cidade e reformou-se em 2012. Vivia no Porto e pertencia a um grupo de professora­s que todos os anos faziam uma viagem. Na sequência do embate, morreu outra mulher, também na casa dos 70 anos, residente num concelho do Grande Porto. Ambas integravam um grupo de turistas nacionais, entre os 60 e os 80 anos, que fazia uma visita àquele país africano.

O Governo atualizou, ontem, o número de portuguese­s feridos no acidente. Entre eles está o proprietár­io da agência de Leça da Palmeira (Matosinhos) que organizou a viagem.

Segundo o secretário de Estado das Comunidade­s, José Cesário, afinal são 20 os portuguese­s feridos. Oito já tiveram alta e devem regressar a Portugal no fim de semana; 12 continuam internados, seis dos quais com vigilância especial. Cesário garante que todos os turistas têm sido acompanhad­os

pela encarregad­a da secção consular portuguesa que os apoia, nomeadamen­te na comunicaçã­o, pois alguns não falam inglês e não conseguem comunicar com as equipas de saúde.

“EM TODAS AS FRENTES”

Segundo apurámos junto de um filho, um dos feridos é Óscar Teixeira, proprietár­io da OscarTur, agência criada em 1998 e que se especializ­ou em viagens de grupos. A incursão à Namíbia, que começou no dia 19 e terminaria no dia 29, juntava pessoas de vários pontos do Norte do país.

Lamentando “profundame­nte” o sucedido, a OscarTur garante estar “em contacto direto com as autoridade­s locais e em território nacional” para garantir o “regresso seguro” dos clientes.

Nas dunas

O acidente ocorreu, na quarta-feira passada, depois das 15 horas (14 horas em Lisboa), no Vale de Kuiseb, a caminho das maiores dunas de areia de Sossus Vley, no deserto da Namíbia. Envolveu dois autocarros, que transporta­vam 40 turistas, 22 dos quais portuguese­s.

De Afife

Ficou a saber-se ontem que entre os feridos há duas mulheres de Afife (Viana do Castelo), uma das quais é Olga Vale, 68 anos, professora aposentada, que é secretária da Assembleia de Freguesia de Afife e esposa do já falecido ex-presidente da Junta de Afife Manuel Vale.

Sem travões

Segundo os feridos, o autocarro ficou sem travões numa descida.

 ?? ?? VÍTIMA
Maria Helena Teixeira Idade: 70 anos Concelho: Porto
VÍTIMA Maria Helena Teixeira Idade: 70 anos Concelho: Porto
 ?? ?? Um dos feridos é o proprietár­io da agência de viagens, de Leça da Palmeira
Um dos feridos é o proprietár­io da agência de viagens, de Leça da Palmeira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal