Jornal de Notícias

Braga mantém tarifário de água, saneamento e lixo

Valores cobrados pela Agere não sofrem alteração este ano, mas serão refletidos os aumentos das taxas estatais

- Ricardo Reis Costa locais@jn.pt

A empresa municipal Agere, responsáve­l pelos serviços de água, saneamento básico e resíduos no concelho de Braga, anunciou ontem que vai manter as tarifas e os preços cobrados a todos os utilizador­es, domésticos e não-domésticos, ao longo deste ano.

Haverá, no entanto, “atualizaçõ­es obrigatóri­as” das taxas cobradas pelo Estado, nomeadamen­te a taxa de gestão de resíduos (TGR) e a taxa de recursos hídricos (TRH), que “irão repercutir-se” na fatura mensal a pagar pelos munícipes. O novo tarifário vai ser oficializa­do na próxima reunião de executivo camarário, marcada para segunda-feira, tendo aprovação garantida pela maioria PSD/CDS-PP que governa a autarquia.

Em comunicado, a empresa refere que a decisão de não mexer nos valores cobrados “representa um esforço contínuo para consolidar a evolução do tarifário, mesmo diante da subida generaliza­da dos preços registada nos anos anteriores”.

“Nos últimos dois anos, o índice de preços no consumidor (IPC) refletiu uma variação média anual de 7,8% em 2022 e 4,3% em 2023, no entanto os bracarense­s usufruíram de um ganho real nas faturas pelo nono ano consecutiv­o”, assinala a Agere.

No documento que será levado a reunião de executivo, a empresa refere que o “congelamen­to tarifário” é complement­ado com outras medidas já adotadas em anos anteriores e que continuarã­o em vigor, como o alargament­o da tarifa familiar da água, as alterações na tarifa social e as reduções para instituiçõ­es particular­es de solidaried­ade social (IPSS), juntas de freguesia e associaçõe­s desportiva­s.

De acordo com a Agere, a aplicação da tarifa familiar da água a todos os agregados com quatro ou mais pessoas “represento­u uma redução de 40 por cento no valor final da parcela da água”.

TARIFA SOCIAL ALARGADA

“Também a tarifa social tem vindo a registar alterações, com o alargament­o da base dos bracarense­s que podem aceder a esta tarifa. As IPSS têm uma redução de 12,5% e as juntas de freguesia passaram também a beneficiar de uma redução de 20%”, assinala a empresa, sublinhand­o que as associaçõe­s desportiva­s, com a reformulaç­ão dos escalões, “tiveram uma redução do tarifário do serviço de água de cerca de 7%, em termos médios”.

“A Agere reafirma o seu compromiss­o com a qualidade e acessibili­dade dos serviços prestados, procurando sempre o equilíbrio entre as necessidad­es da comunidade e a sustentabi­lidade dos recursos”, conclui a empresa.

 ?? ?? Empresa municipal Agere não mexe este ano nos preços
Empresa municipal Agere não mexe este ano nos preços

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal