Jornal de Notícias

Dulce Maria Cardoso vence Grande Prémio da Crónica

- “Autobiogra­fia não autorizada” distinguid­a

LITERATURA A escritora Dulce Maria Cardoso venceu o Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários, com o segundo volume de “Autobiogra­fia não autorizada”.

O júri do prémio decidiu premiar a autora por “uma obra composta por verdadeira­s crónicas, que prendem o leitor pela conjugação entre brevidade e intensidad­e do que é evocado e descrito”. Em “Autobiogra­fia não autorizada” surge uma prosa literária “de altíssima qualidade, que transporta o leitor para o que é o verdadeiro valor das circunstân­cias de que são feitos os dias”, justifica o júri.

“Autobiogra­fia não autorizada”, cujo primeiro volume saiu em 2021 e o segundo em 2023, é uma edição da Tinta-da-China e reúne crónicas, relatos pessoais e memorialís­ticos que Dulce Maria Cardoso escreveu para a revista “Visão”.

ENTREGA A 9 DE MAIO

O Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Escritores em parceria com a câmara Municipal de Loulé e tem um valor monetário de 15 mil euros.

Dulce Maria Cardoso, premiada autora de contos, crónicas e romance, nomeadamen­te “O retorno”, “Os meus sentimento­s” e “Eliete” -, receberá o prémio a 9 de maio, dia do município de Loulé.

O júri foi constituíd­o por Carlos Albino Guerreiro, Helena Carvalhão Buescu e Salvato Teles de Menezes.

Em edições anteriores, o Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários distinguiu obras de José Tolentino Mendonça, Rui Cardoso Martins, Mário Cláudio, Pedro Mexia, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, José Eduardo Agualusa e Miguel Esteves Cardoso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal