Jornal de Notícias

Figuras públicas contam como lidam com menopausa sem tabus

Esta semana, Marisa Cruz falou da nova fase da sua vida, antes de fazer 50 anos, e não é a única a abordar o tema na primeira pessoa

- Sara Oliveira pessoas@jn.pt

MATURIDADE Física e psicologic­amente, com maior ou menor impacto, a menopausa representa uma nova fase da mulher e são muitas as figuras públicas que partilham as suas experiênci­as. Por cá, Marisa Cruz foi a mais recente a falar publicamen­te do assunto, a dois meses de fazer 50 anos.

Para ela, “começou há dois anos” e apanhou-a “um bocadinho de surpresa”. “Não estava (a contar), até porque, fisicament­e, e com o dia a dia da minha vida, não me sinto com 50 anos. Sempre me senti muito ativa”, afirmou, em conversa com Júlia Pinheiro, no programa das tardes da SIC.

Sem tabus, a apresentad­ora e atriz recordou que ficou “muito assustada” com os primeiros sintomas, porque “foram muito emocionais, e muito fortes”. “Os calores à noite, dormir mal, pesadelos, muito triste e muito assustada. Eu dava por mim a desatar a chorar por nada. Nunca tive uma depressão, nem nunca tomei antidepres­sivos, fui sempre uma pessoa super otimista, e assustei-me”, confessou, antes de admitir que achou ser o fim da sua vida como mulher. “Emocionalm­ente, achei que estava acabada”, acrescento­u. Por isso, como vincou, “é mesmo importante falar abertament­e sobre isto”. Até porque “é um novo capítulo do nosso livro. Não é o fim da vida, é uma nova etapa”.

MENTES MAIS ABERTAS

A viver em Portugal, há dois anos, a atriz brasileira Luana Piovani também revelou estar na menopausa. Tinha 46 anos e confirmou através de exames de sangue. Acometida de “crises de calor”, optou pela reposição de testostero­na. Na altura, reconheceu que os exemplos das atrizes Naomi Watts e Michelle Pfeiffer a fizeram “abordar esse tema com uma outra cara, uma outra roupagem”.

Foi há seis anos que Gwyneth Paltrow, de 51, sentiu os primeiros sinais, mas não os entendeu de imediato, pois o assunto não era amplamente discutido, daí admitir satisfação por as mentalidad­es estarem mais abertas: “Os sintomas são uma montanha-russa. Estou contente por haver uma grande mudança na cultura e por as mulheres estarem agora a falar sobre isto. Porque na geração da minha mãe não era assim”. Em 2023, a atriz assumiu dificuldad­es em lidar com as mudanças hormonais.

“Amo estar na menopausa” – a afirmação pertence à Angelina Jolie e integra uma entrevista que deu em 2015, meses após remover os ovários e trompas de Falópio para evitar o cancro, por ser portadora do gene BRCA1, que aumenta drasticame­nte o risco. No seu caso, a condição foi encarada como positiva. “Fico feliz por estar a amadurecer. Não quero ser jovem novamente”, declarou, aceitando o avançar da idade, e servindo de exemplo a quem passa por semelhante, sem dramatizar.

 ?? ?? Angelina Jolie 48 anos
Marisa Cruz 49 anos
Gwyneth Paltrow 51 anos
Angelina Jolie 48 anos Marisa Cruz 49 anos Gwyneth Paltrow 51 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal