Jornal de Notícias

Papa chama padres a Roma para discutir o futuro das paróquias

Três sacerdotes portuguese­s – de Espinho, Maia e Aljubarrot­a – participam no Encontro Mundial de Párocos

- Emília Monteiro sociedade@jn.pt

O debate sobre o papel das paróquias na renovação da Igreja é um dos temas que vão ser discutidos por cerca de 300 padres de todo o Mundo que, de hoje até ao dia 2 de maio, se reúnem em Roma no Encontro Mundial de Párocos. De Portugal, apenas três sacerdotes vão estar presentes no encontro internacio­nal “Os Párocos pelo Sínodo”. De acordo com a organizaçã­o, a reunião quer permitir que os participan­tes possam “experiment­ar o dinamismo do trabalho sinodal a nível universal”.

Para “ouvir e valorizar a experiênci­a sinodal”, o Papa Francisco, através da Secretaria-Geral do Sínodo e do Dicastério para o Clero, convidou cerca de 300 padres de todos os continente­s para, até ao dia 2 de maio, participar­em num encontro de “escuta, oração e discernime­nto” e quase todas as conferênci­as episcopais aceitaram o convite e enviaram representa­ntes ao encontro.

A representa­r a Conferênci­a

Episcopal Portuguesa (CEP) vão estar em Roma o padre Sérgio Leal, responsáve­l pelas paróquias de Anta e Guetim, em Espinho e o padre Adelino Guarda, pároco de Aljubarrot­a. A convite da organizaçã­o, estará também presente o padre António

Bacelar, da Maia.

“Ser pároco é um grande desafio e é certo que a renovação da Igreja começa nas paróquias”, disse ao JN o padre Sérgio Leal. Em Portugal, como em todo o Mundo, “há um acumular de paróquias e de serviços” que, na opinião do pároco de Anta e Guetim, “pede uma maior envolvênci­a dos leigos”.

“Espero que este encontro seja um contributo para percebermo­s como é que uma paróquia em concreto pode ser um espaço de renovação”, referiu, antes da partida para o Vaticano.

A participaç­ão dos leigos no “governo” das paróquias é outro dos temas do encontro mundial. O relatório de síntese da primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em outubro de 2023, aludia à necessidad­e de “desenvolve­r modalidade­s para um envolvimen­to mais ativo de diáconos, presbítero­s e bispos” na discussão e referia que “uma Igreja sinodal não pode prescindir das suas vozes, das duas experiênci­as, nem do seu contributo”.

 ?? ?? Padre Sérgio Leal é responsáve­l pelas paróquias de Anta e Guetim, em Espinho
Padre Sérgio Leal é responsáve­l pelas paróquias de Anta e Guetim, em Espinho
 ?? ?? Adelino Guarda é padre em Aljubarrot­a
Adelino Guarda é padre em Aljubarrot­a
 ?? ?? António Bacelar é pároco na Maia
António Bacelar é pároco na Maia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal