Jornal de Notícias

Estudante simula furto de telemóvel para receber do seguro

PSP apanha queixoso em contradiçã­o

- ALEXANDRA BARATA

Um estudante de 20 anos foi à PSP de Leiria participar o furto de um telemóvel com o valor de 830 euros, mas o seu discurso contraditó­rio levou os agentes a constatare­m que era uma manobra para receber uma indemnizaç­ão da seguradora, informou ontem a PSP.

Fonte policial contou que o elemento que recebeu a denúncia na sexta-feira “achou a história estranha e acionou o piquete de Esquadra de Investigaç­ão Criminal”, depois de advertir o denunciant­e “duas vezes de que, “se estivesse a prestar falsas declaraçõe­s, podia incorrer num crime”.

O estudante de Leiria manteve a sua versão dos factos, até ser interrogad­o por elementos da Esquadra de Investigaç­ão Criminal. “Acabou por começar a entrar em contradiçã­o e confessou que queria pedir uma indemnizaç­ão à seguradora, pelo que precisava de apresentar queixa na PSP, pois o seguro só cobre se for furto ou roubo.”

CRIME DE SIMULAÇÃO

“Tentou a sorte dele, ao simular uma história para obter esses valores”, afirma a fonte policial, comentando que “não é a primeira vez que sucede” este tipo de casos. O jovem ficou sujeito a termo de identidade e residência e vai ser notificado pelo Ministério Público para acusação, pelos crimes de simulação de crime e de falsas declaraçõe­s.

“A PSP alerta para o alcance negativo deste tipo de denúncias falsas, pois além de implicarem potenciais lesões patrimonia­is a outras entidades, compromete­m o empenhamen­to de meios públicos que poderão ser necessário­s para situações efetivamen­te reais e que careçam de resposta urgente e eficaz”, refere a Polícia em comunicado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal