Jornal de Notícias

Contagem decrescent­e para a estreia nacional de Taylor Swift

A 24 e 25 de maio, “The eras tour” traz a popular artista a Lisboa, em pleno auge da sua já histórica carreira

- Patrícia Naves cultura@jn.pt

DIGRESSÃO Pequeno facto sobre Taylor Swift: é a compositor­a mais pesquisada no Google desde que a plataforma começou a avaliar as buscas no seu sistema. Os dados são do final do ano passado, mas se fossem atualizado­s agora, seriam certamente mais expressivo­s. Na última semana, o mundo musical voltou a ser engolido pelo fenómeno Swift: com o lançamento do seu disco duplo, foram centenas as notícias, críticas, milhões os downloads, partilhas, comentário­s. Há debates na Internet, há fãs unidos a atacar as críticas menos positivas.

E no meio deste rebuliço global, começou a contagem decrescent­e para a estreia da cantora norte-americana em Portugal, integrada na “The eras tour”.

40 MÚSICAS EM TRÊS HORAS

A 24 e 25 de maio, uma sexta-feira e um sábado, um Estádio da Luz com capacidade para mais de 60 mil pessoas por noite – ambas estão há muito esgotadas – acolhe o verdadeiro portento da música pop.

E o que vão encontrar? De acordo com os muitos relatos da já longa digressão, espera-se um concerto ao mais alto nível: tecnologia, som, imagem, roupas, conceito, relação com os fãs.

Na tour, iniciada em março de 2023 nos Estados Unidos, ainda que com pequenas variações, há por noite sets de três horas com mais de 40 músicas, distribuíd­as pelos 10 – agora 11 e 12 – discos que a cantora de 34 anos já lançou.

O espetáculo funciona assim mesmo: compartime­ntado por discos ou fases da sua vida e carreira, o que

Taylor chama Eras, sendo que para cada uma há o seu conceito, design, ambiente. Além disso, há normalment­e duas músicas surpresa por noite, mas a setlist vai tendo também alterações pontuais. E tudo isto pode mudar, já que com o novo disco duplo, “The tortured poets department”, lançado no dia 19, Portugal será dos primeiros locais do Mundo a descobrir se há temas novos para ouvir ao vivo: as primeiras datas após o álbum serão em maio, em Paris, depois em Estocolmo e logo Lisboa. A etapa europeia decorre entre 9 de maio (Paris) e 20 de agosto (Londres).

BILHETES ECLIPSADOS

Por cá, como em todo o Mundo, os bilhetes voaram: foram disponibil­izados em julho do ano passado, para quem se registasse na plataforma See Tickets em junho. Os preços variaram entre os 62,50 euros e os 227, ultrapassa­ndo os 500 no caso dos VIP.

Quem conseguiu (e quem não conseguiu) teve de esperar, aguentar uma contagem decrescent­e, um tumulto ainda assim nada comparável ao polémico fiasco da Ticketmast­er nos EUA, que quando colocou os primeiros bilhetes à venda para esta tour em 2022, bloqueou epicamente, levando a uma comoção que acabou por causar mesmo uma audiência no Senado.

Na altura, a empresa culpou os bots de revendedor­es, mas também estimou, baseada no tráfego histórico, que Swift precisaria de realizar um concerto de estádio todas as noites durante dois anos e meio para responder à aparente procura.

Entre impactos económicos históricos em cada cidade pela qual a tour passa – sabe-se, por exemplo, que no condado de Los Angeles, seis noites aumentaram o PIB local em mais de 300 milhões de euros –, o ambiente mundial desta “Eras tour” tem sido sobretudo de festa, impulsiona­da pelos acérrimos fãs.

Sobretudo na América, mas não só, são comuns os eventos e festas especiais e pré-espetáculo temáticos, não sendo ainda certo se por cá acontecerã­o. Certo é que Taylor garantiu recentemen­te que nunca se divertiu tanto numa digressão.

Os fãs portuguese­s poderão em breve perceber, ao vivo, porquê. Em Lisboa, o recinto abre às 16 horas, com o primeiro concerto, dos Paramore, a começar às 18 horas.

FENÓMENO Álbum mais ouvido

O novo disco de Taylor Swift bateu o recorde mundial de álbum mais ouvido numa semana no Spotify, com mais de mil milhões de reproduçõe­s No lançamento, tornou-se também na artista mais reproduzid­a num dia na história do Spotify.

Beatles destronado­s

No Reino Unido, Swift acabou de destronar os Beatles por chegar mais rapidament­e ao 12.o álbum no primeiro lugar de vendas.

Receita recorde

“The eras tour” tornou-se a primeira tour a ultrapassa­r os mil milhões de dólares em receitas na história.

Êxito nos ecrãs

O filme-concerto “The eras tour”, gravado nos EUA, fez mais de 250 milhões de euros em cinemas mundiais. Na Disney+, onde estreou em março, teve 4,6 milhões de visualizaç­ões em três dias, batendo o recorde de filmes musicais.

Nova bilionária

Taylor entrou este ano para a lista de novos bilionário­s da revista “Forbes”, com uma fortuna avaliada em cerca de mil milhões de euros, acumulada apenas por discos e concertos

Patti Smith rendida

Esta semana, a lendária Patti Smith agradeceu a Taylor Swift por ser citada no tema-título de “The tortured poets department”.

 ?? FOTO: DAVID GRAY / AFP ?? Bilhetes para os concertos da artista em Portugal esgotaram num ápice
FOTO: DAVID GRAY / AFP Bilhetes para os concertos da artista em Portugal esgotaram num ápice

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal