Jornal de Notícias

Mãe perfeita perdida no Mundo

Minissérie franco-alemã revela os dramas de uma família mais frágil do que aparenta

- Por F. Cleto e Pina Crítico

Anya, uma jovem no início da vida, deixou Berlim, onde vivia com os pais e o irmão – a família perfeita – para ir para Paris. Por razão de peso que descobrire­mos, fez o percurso inverso ao da mãe, décadas antes, quando quis libertar-se do que sentia como jugo da própria mãe.

Meses depois, a mãe recebe um telefonema: Anya está acusada de homicídio. Larga tudo e parte para ajudar a filha e tentar compreende­r o que aconteceu. Vai descobrir que Anya acompanhou Damien que conheceu numa discoteca, foi drogada com GBH, abusada sexualment­e e acordou ao lado do cadáver do seu carrasco, com perda de memória das últimas horas.

Hélène recorre a Vincent, agora advogado, alguém que conheceu – e abandonou – na sua juventude, descobrind­o que o que existiu entre eles ainda está latente.

Com o avançar da história, dividida pelos quatro episódios desta minissérie de produção franco-alemã, vai sendo revelada uma teia de mentiras, das aparências da ‘família perfeita’ ao que aconteceu no fatídico apartament­o. E, afinal, a história

policial de base revela-se também um retrato sociológic­o de famílias em desagregaç­ão; de jovens sem perspetiva­s, presos aos pais, porque não têm mais nada, mas que só querem encontrar o próprio caminho para não repetirem os erros dos progenitor­es.

Por outro lado, a investigaç­ão, desenvolvi­da em paralelo pela Polícia francesa, pela mãe, por Vincent e por um jornalista pago pela mãe da vítima, vai revelar como os factos aparenteme­nte sólidos podem ter diversas interpreta­ções e leituras em função das perspetiva­s e do lugar que cada um ocupa, sejam eles pais, filhos, irmãos, autoridade­s ou participan­tes colaterais, num contexto social por onde perpassam temáticas como o abuso sexual, violência doméstica, imigração clandestin­a ou ativismo dos jovens.

No final, sobra uma enorme interrogaç­ão, que sobrepassa o simples destino dos membros daquela família, afinal imperfeita como todas são, e nos interroga sobre o Mundo que estamos a construir e a deixar em herança.

“Uma mãe perfeita”

THOMAS BOULÉE/CAROL N. Netflix

2021

 ?? ?? Abuso sexual e violência doméstica são abordados na série
Abuso sexual e violência doméstica são abordados na série

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal