Jornal de Notícias

Clássico a pensar no título, no pódio e no balanço para a final da Taça

Vitória do Benfica impede que possa haver campeão hoje à noite no Dragão. Leões tentam dar novo passo decisivo

- Nuno A. Amaral nuno.a.amaral@jn.pt

Falou-se pouco de futebol jogado nos dias que antecedera­m o F. C. Porto-Sporting de hoje, em função das eleições no Dragão e na inesperada viagem de Ruben Amorim a Londres para tratar de um futuro que, afinal, pode continuar a passar por Alvalade, mas para quem não se lembra há um jogo quente em perspetiva na noite da Invicta.

Com a vitória do Benfica sobre o Braga, ficou anulada a hipótese de os leões selarem a conquista do título com uma vitória, mas a viagem ao Porto não deixa de ser importante para a equipa leonina, que precisa de ganhar para manter os sete pontos de vantagem no topo da tabela e deixar em aberto a possibilid­ade de fazer a festa do título na próxima jornada, na receção ao Portimonen­se.

Do lado portista, os três pontos também são uma necessidad­e, neste caso no contexto da luta pelo terceiro lugar. Com a derrota do Braga na Luz, a equipa de Sérgio Conceição pode ganhar terreno aos minhotos, sabendo que, na última jornada, ainda terá de se deslocar à “pedreira”. O duelo com os leões surge num contexto muito particular para os azuis e brancos, por se seguir ao ato eleitoral e também pelo facto de Conceição ter prolongado o contrato há poucos dias, depois de ter chegado a dizer que a eventual renovação não se faria no final de um mandato da Direção.

No campo, os dragões tentarão redimir-se do resultado da primeira volta (2-0 para o Sporting), num clássico que também serve de antecâmara da final da Taça de Portugal, para disputar entre as duas equipas daqui a um mês, no Jamor.

Sem triunfos no Dragão ao leme do Sporting, Ruben Amorim procura um êxito capaz de quebrar um jejum leonino que dura há oito anos: com Jorge Jesus no comando, os verde e brancos venceram no recinto portista por 3-1, na antepenúlt­ima jornada do campeonato de 2015/16, disputado palmo a palmo com o Benfica, e que haveria de ser ganho pelas águias.

Conforme recordou na antevisão, Sérgio Conceição vai disputar o 14.º jogo para o campeonato com o Sporting, tendo um registo amplamente positivo: seis vitórias, seis empates e apenas uma derrota, a que sofreu em dezembro passado, na primeira volta. Em todas as competiçõe­s, em 22 jogos com os leões, soma 10 triunfos, nove empates e três desaires.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal