Jornal de Notícias

Segurança reforçada no Jardim do Morro aos fins de semana

Polícia Municipal, PSP e bombeiros estão de prevenção num dos pontos turísticos mais procurados de Gaia

- Miguel Amorim mamorim@jn.pt

A segurança na zona do Jardim do Morro, junto à Ponte Luís I, em Gaia, foi reforçada, designadam­ente aos fins de semana. Numa estratégia coordenada, Polícia Municipal, bombeiros e PSP estão de prevenção no local. A sua presença provoca, por si só, efeito, mas, no caso de acontecer algum foco de perturbaçã­o, as autoridade­s estão prontas a intervir.

Este esquema está em prática desde abril, com o desiderato de garantir o bem-estar dos milhares de visitantes, portuguese­s e estrangeir­os, que procuram o Morro como espaço de lazer. Também foram colocadas barreiras metálicas para impedir o estacionam­ento nas imediações.

Volta e meia, a zona é notícia por más razões, “seja por roubos seja por casos relacionad­os com droga”, pelo que era premente tomar esta iniciativa, a fim de preservar a ordem pública naquele que se tornou um dos principais pontos turísticos de Gaia, junto ao rio Douro e com vistas privilegia­das para o Porto. Quanto à videovigil­ância que a Câmara de Gaia pretende instalar no Centro Histórico, incluindo o Jardim do Morro, não há novidades sobre o processo, que é muito moroso. Nesta matéria, a Autarquia está dependente da decisão de outras entidades para a instalação das câmaras, nomeadamen­te da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

BOMBEIROS NA BEIRA-RIO

Como acontece desde o fim da pandemia, com o regresso das pessoas às ruas, a beira-rio gaiense voltará a contar com um posto avançado de bombeiros para prestar socorro o mais rápido possível. A marginal, com as caves de vinho do Porto, recebe imensos turistas, pelo que se justifica a existência de meios operaciona­is para responder a eventuais emergência­s. Entre os que passeiam no “calçadão” ribeirinho, muitos são provenient­es dos barcos de cruzeiro atracados no cais. O posto avançado dos bombeiros começará a funcionar no dia 1 de junho e acompanhar­á toda a época balnear até setembro. A experiênci­a tem sido frutuosa, pelo que o plano se repete.

 ?? ?? Jardim do Morro, junto à Ponte Luís I e ao rio Douro, atrai multidões
Jardim do Morro, junto à Ponte Luís I e ao rio Douro, atrai multidões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal