Jornal de Notícias

Homicida de Igor castigado dez vezes na prisão

Renato Gonçalves acumula sanções disciplina­res. Marco “Orelhas” tem duas

- CÉSAR CASTRO

Desde que foi preso pelo homicídio de Igor Silva, crime cometido na festa do título portista em 2022, pelo qual veio a ser condenado a 20 anos de prisão, Renato Gonçalves, filho de Marco Gonçalves, conhecido como “Orelhas”, já acumulou dez sanções disciplina­res em meio prisional. A última foi registada em dezembro do ano passado.

A informação sobre os castigos aplicados a Renato Gonçalves, desde que, em 10 de maio de 2022, foi posto em prisão preventiva, consta do acórdão proferido na quarta-feira pelo Tribunal de São João Novo, no Porto. A decisão não especifica as concretas infrações que justificar­am as dez sanções aplicadas ao arguido, de 21 anos.

Quando foi posto em prisão preventiva, Renato foi mandado para o Estabeleci­mento Prisional do Porto, em Custóias, mas, sete dias depois, foi transferid­o para a cadeia anexa à PJ do Porto, onde está também o pai.

Marco Gonçalves, de 41 anos, que foi condenado a uma pena dois anos mais leve do que a do filho, também já foi alvo de duas sanções disciplina­res na prisão, a última delas em setembro de 2023. O acórdão também não indica as razões de tais castigos.

Na sentença é referido que Renato Gonçalves manifestav­a “apreensão e receio” em relação ao seu futuro e ao do seu pai, verbalizan­do a hipótese de o próprio emigrar do país, para escapar a eventuais “retaliaçõe­s de terceiros relacionad­os com a vítima”. O coletivo refere que, apesar de estar inscrito na escola da cadeia anexa à PJ, Renato Gonçalves não tem qualquer motivação em frequentá-la. No passado, já tinha beneficiad­o de duas suspensões provisória­s por condução sem carta e venda irregular de bilhetes.

 ?? ?? Renato Gonçalves e o pai Marco Gonçalves “Orelhas”
Renato Gonçalves e o pai Marco Gonçalves “Orelhas”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal