Jornal de Notícias

Infarmed permite rótulo estrangeir­o em medicament­o

Importação foi a solução encontrada para a rutura do 5-Fluorourac­ilo, que combate cancros

- Rui Dias sociedade@jn.pt

Desde que o medicament­o 5-Fluorourac­ilo, usado em tratamento­s de quimiotera­pia em ambiente hospitalar, entrou em rutura em Portugal, foram importadas três mil embalagens e há mais 6100 unidades que chegarão nas próximas semanas. Segundo o Infarmed, a normalidad­e só será alcançada no final da primeira semana de junho, no caso de um laboratóri­o e em julho no outro. Para os especialis­tas, como o bastonário da Ordem dos Farmacêuti­cos (OF), o problema reside no facto de o medicament­o ser pouco atrativo, por ser barato e, por isso, haver apenas dois fabricante­s.

A Autoridade Nacional do Medicament­o e Produtos de Saúde explicou que ambos os titulares da Autorizaçã­o de Introdução no Mercado (AIM) do 5-Fluorourac­ilo – os laboratóri­os Accord e Hikma – estão em rutura, desde meados de abril, devido ao aumento da procura e a constrangi­mentos “na generalida­de dos países europeus”, tal como o JN noticiou, por informação obtida junto do Infarmed.

A previsão é que a situação possa ser normalizad­a, no caso do laboratóri­o Accord, a 11 de junho e para o Hikma, no dia 1 de julho. Contudo, o Infarmed, admite que “é possível que estas datas possam ser antecipada­s”.

Hélder Mota Filipe, ex-presidente do Infarmed e bastonário da OF, diz que esta não é a primeira vez que a situação acontece com este fármaco e que isso se deve a uma falta de interesse da indústria. A solução, na sua opinião, passa pela constituiç­ão de stocks.

DOENTES MUDAM ESQUEMA

Entretanto, há doentes que tiveram que mudar de esquema terapêutic­o, embora ninguém tenha ficado sem tratamento. Foram usadas alternativ­as, que podem ter menor eficácia.

O consumo mensal de 5-Fluorourac­ilo ronda as cinco mil embalagens e, para ajudar a resolver o problema, “o Infarmed solicitou aos distribuid­ores por grosso especializ­ados na importação destes medicament­os a submissão de pedidos de autorizaçã­o de utilização excecional (AUE) com rotulagem em língua estrangeir­a”.

 ?? ?? Rutura de stock obrigou a mudar tratamento­s
Rutura de stock obrigou a mudar tratamento­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal