Jornal de Notícias

Maioria dos países vacinam jovens para a tosse convulsa

Portugal não recomenda reforço para adolescent­es nem adultos. Infeção é de alto risco para bebés, alerta ECDC

- Inês Schreck ines@jn.pt

Portugal é dos poucos países europeus que não recomendam a administra­ção de uma dose de reforço da vacina contra a tosse convulsa aos adolescent­es, entre os 10 e os 16 anos, nem aos adultos. Os casos de tosse convulsa dispararam nos primeiros meses deste ano a nível europeu e Portugal soma 229 diagnóstic­os até dia 5 de maio, quando em todo o ano de 2023 registou 22.

A tosse convulsa é altamente transmissí­vel e foi classifica­da pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa) como uma doença de “alto risco” para os bebés pequenos (menores de seis meses) e de “risco moderado” para crianças maiores de seis meses, adolescent­es e adultos. Porém, muitas vezes a fonte de contágio dos mais pequenos são os irmãos mais velhos ou pais/ cuidadores com uma infeção não reconhecid­a, refere o ECDC, na avaliação de risco, divulgada ontem.

De acordo com o relatório, Portugal e Espanha, a Dinamarca, Malta e os Países Baixos “não recomendam uma dose de reforço em adolescent­es”, ao contrário de todos os restantes países da União Europeia e do Espaço Económico Europeu, cujos planos de vacinação incluem uma dose entre os 10-16 anos de idade. Há ainda 13 países (Áustria, Bélgica, Finlândia, Chipre, França, Alemanha, Grécia, Itália, Liechtenst­ein, Luxemburgo, Noruega, Eslovénia e Polónia) que também recomendam uma dose de reforço para os adultos.

229 CASOS ATÉ 5 DE MAIO

Até 5 de maio foram diagnostic­ados 229 casos de tosse convulsa no país, segundo um documento partilhado esta semana na reunião do Centro de Emergência­s em Saúde Pública (CESP)/ DGS, citado pela CNN Portugal. Do total de casos, 64 necessitar­am de internamen­to (28%), dos quais 83% são pediátrico­s.

O Centro reúne 36% dos casos diagnostic­ados, o Norte 35% e Lisboa e Vale do Tejo 19%. Só em 14% dos diagnóstic­os foi possível encontrar uma ligação a um caso provável.

 ?? ?? Foram registados 229 casos de tosse convulsa este ano, a maioria nos mais novos
Foram registados 229 casos de tosse convulsa este ano, a maioria nos mais novos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal