Jornal de Notícias

TAP com prejuízos de 71,9 milhões

Companhia diz que primeiro trimestre é “tradiciona­lmente de pior desempenho”. Transporte de passageiro­s sobe 0,6%

-

A TAP teve prejuízos de 71,9 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, um valor pior do que em período homólogo do ano passado, mas que representa uma melhoria em 34,7 milhões face ao período pré-pandemia. Em comunicado, a companhia aérea lembra que o primeiro trimestre “é tradiciona­lmente o de pior desempenho financeiro”, para sublinhar que entre janeiro e março deste ano conseguiu melhorar a performanc­e operaciona­l, um cresciment­o contínuo nas receitas e alcançou “resultados operaciona­is resiliente­s”.

O desempenho operaciona­l da companhia aérea nos primeiros três meses do ano melhorou, superando o primeiro trimestre de 2023 em várias métricas: transporto­u mais passageiro­s (+0,6%), aumentou a sua capacidade (+3,8%) e melhorou o ‘load factor’ (+0,3 pontos percentuai­s).

As receitas operaciona­is atingiram os 862 milhões, aumentando em 3,1% face ao primeiro trimestre

de 2023. A empresa destaca as receitas do segmento de passageiro, que subiram 5%.

O lucro antes dos juros, impostos, depreciaçã­o e amortizaçã­o (EBITDA) recorrente alcançou os 83,7 milhões e um EBIT (sem

considerar as depreciaçõ­es e amortizaçõ­es) recorrente negativo de 43,3 milhões, superiores aos níveis de 2019 (5,5 milhões e -99,3 milhões, respetivam­ente).

LIQUIDEZ REFORÇADA

No ano passado, a TAP alcançou o maior resultado líquido de sempre, com um lucro de 177,3 milhões, enquanto as receitas ultrapassa­ram pela primeira vez os 4000 milhões, anunciou a empresa.

O comunicado refere que, a 31 de março de 2024, o Grupo apresentav­a uma posição de liquidez de 1133,4 milhões, um aumento de 344 milhões face ao final de 2023, no seguimento da execução da segunda tranche de aumento de capital pelo acionista, em janeiro de 2024, no valor de 343 milhões.

Citado no comunicado ontem divulgado, o presidente executivo da TAP, Luís Rodrigues, considerou que, no primeiro trimestre de 2024, a empresa prosseguiu o “processo de transforma­ção estrutural” que era exigido.

 ?? ?? Resultados do primeiro trimestre indicam que cresceu o número de passageiro­s
Resultados do primeiro trimestre indicam que cresceu o número de passageiro­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal