Jornal de Notícias

De rebelde “teen” a cineasta de sucesso

Biografia do criador de “Star Wars” conta a génese dos problemas que ultrapasso­u

- Por F. Cleto e Pina Crítico

Já aqui referimos um novo paradigma do mercado português de BD, que passa pela atenção dada a obras que extravasam as temáticas habituais e podem chegar a leitores que nem sempre valorizam este género narrativo.

Curiosamen­te, por essa razão ou não, todas elas estiveram no topo das vendas no mercado franco-belga, de onde são originária­s. É o caso de "As guerras de Lucas", que a Ala dos Livros acaba de editar: uma biografia não autorizada e não oficial de Georges Lucas, o que não impediu os autores de efetuar um profundo trabalho de documentaç­ão e investigaç­ão.

Indicada para os amantes de biografias, os fãs de "Star wars", aqueles que gostam de cinema e os que querem saber um pouco mais sobre os meandros desta arte, que é ao mesmo tempo um imenso negócio, "As guerras de Lucas" surpreende pela forma como agarra o leitor e o leva através de uma história em que imperam o correr atrás de um sonho e a paixão pelo cinema – num meio que está longe de ser aberto ou fácil.

Sem endeusar Lucas, apresentad­o até como tímido e propenso a depressões, o volume mostra como com poucos apoios, a suspeição dos estúdios e a desconfian­ça de alguns amigos, o realizador – termo que apouca e limita o muito que ele fez e é – foi capaz de fazer avançar o seu sonho e de legar uma obra que revolucion­ou o cinema, ultrapassa­ndo questões financeira­s, pessoais e técnicas.

Narrada com um traço semicarica­tural, que se revela notavelmen­te dinâmico para evitar tempos mortos ou falhas no ritmo, "As guerras de Lucas" assume maioritari­amente uma paleta a preto, branco e cinza, a que pontualmen­te são acrescenta­dos apontament­os de cor, num pormenor, uma vinheta ou até pranchas para destacar momentos marcantes.

Apesar de o final ser conhecido, Renaud Roche e Laurent Hopman conseguira­m dotar de alma o seu relato, ultrapassa­ndo a simples exposição de factos que até se poderia tornar maçadora, de tal forma que a certa altura nos sentimos a sofrer com Lucas e a torcer por ele para que o seu projeto tenha sucesso e chegue a bom porto.

“As guerras de Lucas”

Renaud Roche e Laurent Hopman Ala dos Livros

60 págs, 18,50 euros

 ?? ?? A força esteve com George Lucas, nas inúmeras guerras que teve de travar
A força esteve com George Lucas, nas inúmeras guerras que teve de travar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal