Jornal de Notícias

Moreira reitera que não pode impedir manifestaç­ões

Mariana Mortágua, líder do BE, diz que presidente da Câmara do Porto segue “narrativa da extrema-direita”

-

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, reiterou ontem que não tem poder para autorizar ou proibir manifestaç­ões, um direito consagrado na Constituiç­ão, e desafiou quem o critica a alterar a lei caso considere que esta está mal redigida.

“O presidente da Câmara não as pode impedir em circunstân­cia alguma. Quem as pode impedir são as forças de segurança [PSP, GNR e Polícia Judiciária] se essas entenderem que há um risco para a propriedad­e privada e para a segurança pública”, sublinhou, à Lusa, na sequência de acusações da líder do BE, Mariana Mortágua.

A bloquista considera que Rui Moreira está “a optar pela narrativa da extrema-direita”, criticando o autarca por não ter impedido uma iniciativa do partido Ergue-te que decorreu ontem de manhã em frente à Junta do Bonfim, freguesia do Porto onde, no dia 4, ocorreram ataques a imigrantes. A ação do Ergue-te, no âmbito da campanha para as europeias, levou ao reforço do dispositiv­o da PSP na zona. No Campo 24 de Agosto, os discursos voltaram a centrar-se na imigração.

A iniciativa esteve na mira de Mariana Mortágua. “Eu lamento que o presidente da Câmara do Porto entre uma defesa intransige­nte desse Portugal,

PSP “avaliou bem”

Rui Moreira disse que contactou o comandante da PSP do Porto sobre a ação do Ergue-te e que lhe foi dito que a manifestaç­ão decorreu sem incidentes. Prova que “a PSP [ao autorizar a ação] avaliou bem”, referiu.

“Provocação”

“Naturalmen­te que eu considero que ter havido hoje [ontem] – ainda que não tenha tido nenhum impacto – uma manifestaç­ão do Ergue-te no Campo 24 de Agosto é, objetivame­nte, uma provocação”, disse o autarca.

desse Porto como uma cidade aberta, esteja a optar pela narrativa da extrema-direita. Só pode dizer que a lei não permite quem tentou alguma coisa para impedir a manifestaç­ão”, disse a líder do BE, que participou numa arruada na Feira da Senhora da Hora, em Matosinhos.

“ASSUNTO INCOMODA-ME”

Salvaguard­ando que se tivesse poder para tal travaria manifestaç­ões de extrema-direita, Moreira reiterou que não lhe cabe impedir ou autorizar esse tipo de ações.

“Há uma coisa que tem sido dita pela extrema-esquerda, mas também tem passado nas redes sociais, que a Câmara do Porto autorizou manifestaç­ões de extrema-direita. Este assunto incomoda-me porque se eu as pudesse impedir, impediria. Se estivesse dentro das minhas competênci­as impedir uma manifestaç­ão de extrema-direita, impediria independen­temente do circunstan­cialismo”, referiu.

 ?? ?? Ação de campanha do Ergue-te em frente à Junta de Freguesia do Bonfim
Ação de campanha do Ergue-te em frente à Junta de Freguesia do Bonfim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal