Jornal de Notícias

Cavalos que valem mais de meio milhão em Ponte de Lima

Concurso Internacio­nal de Saltos, que termina hoje, é montra para animais que são tratados “como bebés”

- Ana Peixoto Fernandes locas@jn.pt

Um total de 340 cavaleiros, oriundos de 11 países, estão a competir até hoje no 14.o Concurso Internacio­nal de Saltos de Ponte de Lima, que arrancou ontem. Filipe Pimenta da organizaçã­o comenta que, no recinto do evento, estão presentes “alguns cavaleiros estrela”. “São figuras nacionais que tudo que é mundo do cavalo os tem como ídolos.”

Isabel Marques, tratadora de cavalos, desdobra-se em cuidados com “Asdu Roet”. O animal da raça sela francês é um dos que estão a competir este fim de semana.

Na prova participam cavalos que podem valer “mais de meio milhão de euros” e que são preciosos a nível de competição. Por isso, são tratados com uma delicadeza e exigência extremas. Desde o piso, que também pode valer “centenas de milhares de euros”, às boxes, luz, água, comida, banhos, cremes, massagens, caminhadas e

até caneleiras e mantas próprias. “Sinto que tratá-los é como tratar de bebés”, comenta Isabel Marques, que veio de Santa Maria da Feira, para cuidar de “Asdu Roet”.

CUIDADOS PERMANENTE­S

“Este cavalo agora está a saltar o Grande Prémio, que é 1,45 metros [obstáculos]”, justifica, enquanto fala com o JN e não pára de andar de roda do animal. Unta-lhe com vaselina algumas partes “assadas” do corpo, pincela os cascos com unto, afaga-o. “Este tem uma personalid­ade muito especial. Por exemplo, se o feno for um

bocadinho mais fraco, já não o come, se a água estiver um bocadinho mais suja, não a bebe”, diz Isabel Marques, que, quando questionad­a sobre valores de animais como o seu, reponde que em Ponte de Lima, há, neste momento, exemplares que podem valer “entre 40 mil e 500 mil euros, ou mais”.

Até hoje será assim, com muita gente a desfilar pelo recinto com indumentár­ia alusiva ao mundo equestre. Não só os cavaleiros, mas também acompanhan­tes e visitantes, que exibem chapéus, botas, acessórios e leques para o calor.

 ?? ?? Concurso atrai muitos amantes de cavalos
Concurso atrai muitos amantes de cavalos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal