Jornal de Notícias

Falsos taxistas apanham coimas de um milhão

Valor global em 2023 refere-se só ao aeroporto de Lisboa. Infrações aparentam estar a subir

- Inês Banha ines.banha@jn.pt

TRANSPORTE A PSP detetou, no ano passado, quase mil infrações de falsos taxistas e motoristas de transporte individual de passageiro­s em veículos descaracte­rizados (TVDE) no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Os autos de contraorde­nação correspond­em a uma potencial cobrança de um milhão de euros. Os dados apontam para um aumento do número de transgress­ões nos primeiros meses deste ano, uma vez que a média mensal subiu de 80 para 100 infrações.

Os números foram divulgados ontem, numa nota, pelo Comando Metropolit­ano de Lisboa da PSP, a propósito da apreensão de quase três mil euros a um suspeito (ler ao lado).

ARRISCAM EXTORSÃO

Na prática, os passageiro­s são, por norma, aliciados com preços mais baixos do que os praticados por táxis e TVDE por pessoas que não estão habilitada­s o oferecer serviços de transporte. Durante a abordagem, tentam, porém, convencer os clientes que estão credenciad­os para tal, acabando por acordar quantias que não estão legalmente estipulada­s.

Já no destino, alguns dos passageiro­s angariados são confrontad­os com cobranças de montantes “completame­nte diferentes do acordados”. Nessa altura, arriscam ser vítimas de burla ou extorsão. A PSP não refere quantos destes crimes foram registados.

O fenómeno é comum a outros aeroportos europeus, incluindo o do Porto. A PSP recomenda que os táxis e os TVDE sejam apanhados apenas nos locais indicados para tal.

Motorista ilegal ficou sem quase três mil euros

A PSP apreendeu, há dias, 2808,34 euros a um homem que se fazia parte por um motorista credenciad­o, no aeroporto de Lisboa. O suspeito, de 41 anos, foi intercetad­o pelos depois de abordar quatro potenciais clientes, que não apresentar­am queixa. O processo vai, ainda assim, prosseguir, garante a PSP. A instituiçã­o salienta que já houve casos em que os angariador­es ilegais de transporte foram detidos e os veículos apreendido­s.

 ?? ?? PSP tem detetado centenas de infrações
PSP tem detetado centenas de infrações

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal