Jornal de Notícias

Ricardo Trêpa “Adoro escrever e realizar”

Ator não descarta seguir as pisadas do avô, Manoel de Oliveira, no cinema. Por enquanto, mantém-se à frente das câmaras em “Festa é festa”

- Sara Oliveira pessoas@jn.pt

PARTILHA Aos 51 anos, Ricardo Trêpa divide-se entre o Porto, a cidade natal, e Lisboa, onde o trabalho o chama. Concretiza­do no papel de ator, reconhece que, “nesta vida, tudo pode acontecer”, por isso não afasta a hipótese de seguir os passos do falecido avô, o realizador Manoel de Oliveira – de quem regista “saudades”–, no cinema.

“Adoro escrever e realizar e, às vezes, faço as minhas coisas com o telemóvel, mas cenas muito pequeninas e nada de ficção”, conta ao JN. Apesar de a realização não ser um objetivo, pelo menos a curto ou médio prazo, não descarta que a venha experiment­ar. Afinal, “tenho de certeza esse lado também, pois aprendi muito com o meu avô, quer esteticame­nte, como em termos de luz e de planos. Por isso, quem sabe um dia...”, atirou, com a vontade impressa no sorriso de quem anda a tramar alguma.

Enquanto não arrisca, o artista continua a gravar a novela “Festa é festa”, na TVI, e garante que “o trabalho está a correr altamente bem”. “É um projeto que continua, fomos vencedores durante três anos em termos de audiências, mesmo com a mudança de horário, continuamo­s a vencer”, sublinha.

No papel de João Maria,

Ricardo Trêpa mostra-se “num registo completame­nte diferente daquilo a que estava habituado”. “É uma paródia e eu criei o meu personagem a pensar em desenhos animados”, resume, sem o fim da história à vista.

No campo pessoal, Trêpa reencontro­u o amor ao lado de Inês Pardo, com quem namora há cerca de meio ano. Sem se alongar, descreve-se como “um homem sempre apaixonado e feliz”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal