Jornal de Notícias

Sébastien Ogier tem uma mão no recorde do Rali de Portugal

Piloto francês lidera prova e está a quatro especiais do sexto triunfo em solo luso. Kalle Rovanpera capotou

- Miguel Pataco miguel.pataco@jn.pt

AUTOMOBILI­SMO Dia de emoções muito fortes na 57.ª edição do Rali de Portugal. Sébastien Ogier e Ott Tanak protagoniz­aram um duelo ao centésimo de segundo, mas no final das 18 especiais já disputadas é o francês da Toyota que está na frente, partindo para o último dia da quinta prova do Mundial WRC com 11,9 segundos de vantagem sobre o estónio da Hyundai.

A fazer o Campeonato do Mundo de forma parcial, o oito vezes campeão do WRC tem, hoje, uma oportunida­de de ouro de conseguir algo que nunca ninguém conseguiu: ser o primeiro a vencer o Rali de Portugal seis vezes, algo que, a confirmar-se, lhe permitirá desempatar com Markku Alén com quem divide o recorde desde 2017.

O segundo dia completo de ação na prova portuguesa até não começou especialme­nte bem para Ogier, que viu Kalle Rovanpera aumentar a vantagem na liderança com o triunfo em Felgueiras 1, mas a especial seguinte acabou com o sonho do finlandês de conseguir o terceiro título consecutiv­o em Portugal. O piloto da Toyota entrou demasiado rápido numa curva em Montim 1 e acabou por capotar o Yaris Rally 1 e abandonar, devendo voltar hoje para tentar somar alguns pontos para as contas

Copiloto no hospital

Um salto demasiado otimista na superespec­ial de Lousada causou o acidente de Daniel Alonso, com o copiloto Alejandro López a ser transporta­do ao Hospital S. João por ter dores no tórax. do Mundial. Ogier herdou a liderança do companheir­o de equipa, mas acabaria por a perder – por dois décimos de segundo! – para Tanak na “maratona” de Amarante, mas a sorte não esteve do lado do estónio em Paredes. Um furo custou muitos segundos e Ogier recuperou a liderança, que aumentou nas segundas passagens por Amarante e Paredes.

A Toyota perdeu Takamoto Katsuta devido a uma suspensão partida, enquanto Thierry Neuville (Hyundai) foi cimentando o terceiro lugar, mas já a 1.11 minutos de Ogier.

O dia terminou com a superespec­ial de Lousada e foi perante uma lotação esgotada que Adrien Fourmaux deu a primeira vitória à Ford na edição deste ano do Rali de Portugal.

 ?? FOTO: ADELINO MEIRELES/GLOBAL IMAGENS ?? Ogier a fundo perante uma autêntica multidão na especial de Montim
FOTO: ADELINO MEIRELES/GLOBAL IMAGENS Ogier a fundo perante uma autêntica multidão na especial de Montim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal