Jornal de Notícias

O único penta do futebol português faz um quarto de século

Exposição no museu do F. C. Porto assinala os 25 anos do quinto campeonato seguido ganho pelos dragões

- Nuno A. Amaral nuno.a.amaral@jn.pt

O dia 22 de maio de 1999 ficou na história do futebol nacional por ter consumado o inédito pentacampe­onato do F. C. Porto, proeza que, 25 anos depois, ainda não foi replicada. Numa tarde de calor, os dragões iniciaram a viagem da penúltima jornada a Alvalade com cinco pontos de avanço sobre o Boavista, mas o empate axadrezado em Faro abriu as portas da festa azul e branca. A equipa portista entrou já campeã no antigo estádio do Sporting, ficando na história as imagens dos jogadores com os cinco dedos das mãos no ar, junto aos adeptos que se deslocaram a Lisboa.

Volvido um quarto de século, o museu do F. C. Porto assinala a efeméride com a abertura de uma exposição que exalta o feito único dessa equipa. A iniciativa conta ainda com uma homenagem a Rui Filipe, pelos 40 anos passados sobre a estreia no clube do médio falecido em 1994, autor do primeiro golo dos cinco campeonato­s do penta.

Após dois títulos sob o comando de Bobby Robson e outros dois com António Oliveira no banco, o F. C. Porto iniciou a época de 1998/99 com um treinador novo, que se destacara ao leme do Estoril.

Longe de sonhar que um dia ganharia o Europeu por Portugal, Fernando Santos conduziu uma equipa de qualidade a um triunfo que o tornou conhecido para a eternidade como o “Engenheiro do Penta”.

Ao sabor dos golos de Mário Jardel, que marcou 31 nesse campeonato, e com jogadores históricos no auge das carreiras, como Vítor Baía (voltou à Invicta a meio da temporada, contratado ao Barcelona), Jorge Costa, Aloísio, Paulinho Santos, Rui Jorge, Secretário, Drulovic, Zahovic, Rui Barros ou Capucho, o F. C. Porto chegou a um título que deixou em êxtase os adeptos e consumou aquele que talvez seja, a nível nacional, o maior feito das presidênci­as de Pinto da Costa.

Desde então, o F. C. Porto ganhou mais um tetra, entre 2005 e 2009, e o Benfica também o conseguiu, de 2013 a 2017, mas o primeiro título da era Conceição, em 2018, fez com que o penta portista continue a ser único.

 ?? ?? Dragões entraram já com o título no bolso no antigo Estádio de Alvalade
Dragões entraram já com o título no bolso no antigo Estádio de Alvalade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal