Jornal de Notícias

Regresso em cheio da aventura de culto

“Furiosa: uma saga Mad Max”, com Anya Taylor-Joy, estreia-se hoje em todo o país

- Por João Antunes Crítico

Quando ainda está em exibição o novo capítulo da série de “O planeta dos macacos”, chega aos cinemas o quinto título da saga pós-apocalípti­ca de George Miller, “Furiosa: uma saga Mad Max”.

Como o tomo anterior, “Mad Max: estrada da fúria”, já de 2015, o novo título estreia em todo o Mundo depois de uma primeira passagem por Cannes, confirmand­o o seu estatuto de filme de ação de prestígio e qualidade.

Este novo título surge como uma prequela da obra anterior, mostrando os antecedent­es da personagem de Furiosa, a que então dera corpo Charlize Theron. Agora, é a jovem Anya Taylor-Joy a atriz principal, num fabuloso duelo com Chris Hemsworth.

Furiosa é uma jovem que vive num raro espaço idílico de um mundo devastado por tantas guerras, incluindo uma Terceira Guerra Mundial e tantas guerras religiosas, e que é raptada por um dos bandos do deserto, tentando regressar ao paraíso na Terra.

A saga iniciara-se em 1979 com um pequeno filme de ação que chegava dos confins da Austrália, protagoniz­ado por um desconheci­do Mel Gibson. De tal forma que em Portugal estreou com o título de “As motos da morte”.

Foi apenas depois de se tornar um verdadeiro fenómeno de culto que regressari­a em várias reposições e já em edições videográfi­cas como “Mad Max – As motos da morte”, com uma primeira trilogia a ser completada com “Mad Max 2 – O guerreiro da estrada” e “Mad Max 3 – Além da cúpula do trovão”, com a personagem de Mel Gibson, sempre em luta pela vingança da morte da família, a cruzar-se com a inesquecív­el Tina Turner.

Neste “Furiosa”, George Miller, sempre ao leme da aventura, lança as bases de um novo ciclo e encena pelo menos duas sequências antológica­s de cortar a respiração.

Sosseguem os fãs da saga: já está em preparação um novo capítulo, vai chamar-se “Mad Max: Wasteland”.

“Furiosa: uma saga Mad Max” DE: GEORGE MILLER 2024, 2H 28M

 ?? ?? Saga pós-apocalípti­ca de George Miller agora em prequela
Saga pós-apocalípti­ca de George Miller agora em prequela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal