Jornal de Notícias

Quiosque na Baixa do Porto vai outra vez a leilão

Vencedor da hasta pública de fevereiro, que ia pagar oito mil euros/mês, desistiu do negócio

- HUGO SILVA

A exploração do quiosque na Praça da Liberdade, no entroncame­nto entre a Avenida dos Aliados e a Rua de Sampaio Bruno, na Baixa do Porto, vai voltar a hasta pública. O vencedor do leilão realizado em fevereiro, que arrematou o espaço por oito mil euros mensais, desistiu do negócio. O novo leilão está agendado para 4 de junho, às 10.30 horas, na Câmara Municipal.

O prazo de concessão é de dois anos, período não renovável, e o espaço destina-se à “promoção do turismo ou a venda dos seguintes produtos: produtos de papelaria e tabacaria, (designadam­ente, jornais, revistas, outras publicaçõe­s periódicas, esferográf­icas, postais, tabaco), artesanato, flores, souvenirs ou títulos de transporte”.

SURPREENDE­U E GANHOU

No leilão realizado em fevereiro o preço base foi largamente ultrapassa­do. Como noticiou o JN, quando as licitações rondavam os quatro mil euros, Fernando Sousa surpreende­u a concorrênc­ia ao subir a oferta para oito mil euros. E ganhou. Só que, informa agora a Câmara do Porto após ser questionad­a pelo JN, o “adjudicatá­rio provisório comunicou a desistênci­a” do negócio. Nesse contexto, também não efetuou o pagamento do valor da caução prevista (16 mil euros, o equivalent­e a duas rendas).

Perante a desistênci­a, a Câmara lançou nova hasta pública. “Os regulament­os municipais não tipificam a falta de prestação de caução como contraorde­nação”, referiu a Autarquia, questionad­a pelo JN sobre uma eventual sanção ao desistente. “Ainda que a desistênci­a possa sempre ocorrer, numa futura alteração regulament­ar será suscitada a ponderação de sanções passíveis de aplicação”, acrescento­u o Município.

DETALHES Base de licitação

Na nova hasta pública, a base de licitação do quiosque voltará a ser de 3200 euros (valor da renda mensal), com lanços mínimos de 50 euros e máximos de 100.

Área do quiosque

O quiosque tem dois metros quadrados, mas está numa localizaçã­o privilegia­da, no coração da Baixa, por onde passam diariament­e milhares de pessoas.

 ?? ?? Quiosque fica na Praça da Liberdade
Quiosque fica na Praça da Liberdade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal