Jornal de Notícias

Zelensky quer Biden e Xi Jinping na cimeira da paz

Líder da Ucrânia pretende capitaliza­r apoios e hoje é esperado em Espanha. Portugal é incógnita

- ISABEL PEIXOTO

O presidente da Ucrânia, que hoje é esperado em Espanha, convidou os seus homólogos dos Estados Unidos e da China para a cimeira da paz que vai decorrer na Suíça, em junho. Enquanto persistem as dúvidas sobre se também visita Portugal, Volodymyr Zelensky quer capitaliza­r mais apoios junto de Joe Biden e de Xi Jinping na defesa do seu país.

“Apelo aos líderes mundiais (...), ao presidente Biden, líder dos Estados Unidos, e ao presidente Xi, líder da China (...): por favor, apoiem a cimeira de paz com a vossa liderança e participaç­ão”, disse Zelensky numa mensagem de vídeo.

Vários órgãos de Comunicaçã­o Social portuguese­s têm noticiado a visita do presidente ucraniano a Portugal amanhã. No entanto, não há confirmaçã­o oficial e ainda anteontem Marcelo Rebelo de Sousa escapou à questão, quando foi confrontad­o por jornalista­s, à margem da visita que fez ao Banco Alimentar Contra a Fome, em Lisboa. “Eu, para terça-feira, só posso confirmar uma coisa: é que recebo em visita de Estado o presidente da República Dominicana. Está marcado há muito

tempo”, respondeu o presidente da República, citado pela Lusa.

Zelensky teve de cancelar a agenda internacio­nal, em meados deste mês, devido ao agravar da situação nas linhas de combate, sobretudo em Kharkiv. Aquela que é segunda maior cidade da Ucrânia voltaria a ser fustigada nestes dias, quando um míssil russo atingiu um hipermerca­do, matando 16 pessoas.

MAIS EQUIPAMENT­O

Este ataque fez elevar de novo o tom reivindica­tivo do alto-representa­nte da União Europeia para os Negócios Estrangeir­os. Na rede social X, Josep Borrell lançou um apelo aos estados-membros para doarem mais equipament­o de defesa aérea à Ucrânia, porque “salva vidas e protege as cidades”.

A questão da defesa da Ucrânia foi recentemen­te abordada pelo secretário-geral da NATO. Numa entrevista ao jornal “The Economist”, Jens Stoltenber­g propôs aos países aliados levantar algumas das restrições impostas à Ucrânia quanto ao uso das armas doadas, no sentido de permitir a Kiev atacar “objetivos militares e legítimos” na Rússia.

 ?? ?? Jinping e Biden numa cimeira do G20, em 2022
Jinping e Biden numa cimeira do G20, em 2022

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal