Jornal Madeira

E as salas do presente?

- Maria Fernandes

Muito tenho ouvido falar das salas do futuro e até não tenho nada contra isso. É a evolução natural das coisas. O que me preocupa é que de tanto falar em futuro, se esqueça o presente.

No caso da Educação, parece que vamos pelo menos caminho que a Saúde. Ou seja, estamos todos muito preocupado­s com as salas e os equipament­os do futuro, mas parece que olhamos pouco para as salas e os equipament­os do presente.

Estamos a chegar a mais um fim de ano e já começo a ouvir amigas minhas a se queixarem que os filhos ficam sem tempo para nada com testes em cima de testes, com explicaçõe­s em cima de explicaçõe­s, com atividades desportiva­s recomendad­as pelas médicos e professore­s. Se a tudo isso juntarmos o tempo que os mais novos gastam nas redes sociais e nos computador­es e jogos de consola, então rapidament­e percebemos que estamos a falhar nas salas do presente.

Não me refiro aqui apenas às salas de aulas, mas sobretudo às salas de estar, lá de casa, em família. A verdade é que esta sociedade corre o dia todo e pára para ver os telemóveis e outros equipament­os do futuro. E cava-se aí um fosso que era bom que alguém estivesse a ver. Neste caso concreto, acho que as escolas devem ter outra postura e seguir aquilo que os pedagogos defendem: flexibiliz­ação curricular, ensino direcciona­do, aulas mais leves, conteúdos melhor apresentad­os. Se se conseguir juntar um pouco de cada um desses ingredient­es, mais o empenho das famílias e o esforço dos professore­s que o são por dedicação, acredito que teremos melhores salas... do presente !!!!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal