Jornal Madeira

‘Art Center Caravel’ apresenta coletiva ‘Ilhas’

- ‘600 ANOS’ Sofia Lacerda sofialacer­da@jm-madeira.pt

Projeto abre amanhã e reúne obras de 14 artistas de cinco países

‘Ilhas’ é o nome do projeto que a ‘Art Center Caravel’ vai inaugurar, esta sexta-feira às 18 horas, e que poderá ser visto até 12 de julho, e que dará particular ênfase aos 600 anos da descoberta das ilhas do Porto Santo e da Madeira.

Este espaço de arte privado, que está situado na Zona Velha, afirma-se como sendo “um dos principais centros de produção de arte da ilha desde 2015”, quando foi criado. Tem promovido exposições anuais desde 2016, com trabalhos

de 50 ou mais participan­tes, oriundos de uma dezena de países diferentes.

Na edição deste ano, a ‘Caravel’ juntou os trabalhos de um total de 14 artistas, entre madeirense­s e residentes na Madeira, de cinco países, numa exposição que “ilustra como a ilha e as suas pessoas os influencia­ram e o que acrescenta­ram ao seu conhecimen­to do património cultural”.

Isso mesmo adiantou ao JM a diretora artística deste centro, Svetlana Azernikova, que recordou que, “em edições anteriores, o nosso foco passava por trazer artistas internacio­nais para a Madeira”.

Mas, este ano, com “a ajuda financeira da Câmara Municipal do Funchal”, o objetivo passa por “celebrar os 600 anos da descoberta da Madeira e do Porto Santo. Seiscentos anos de aventuras e desenvolvi­mento, de um modo de vida e de cultura isolado, que para muitos representa um paraíso”, acentuou, ao nosso Jornal.

Além disso, a nossa interlocut­ora frisou que, “este ano, a associação cultural e artística ARTE.M faz a maior parte do trabalho para o nosso projeto”, explicando que a ARTE.M “é um novo projeto na área cultural da Madeira e de Portugal inteiro”, sendo uma associação que foi criada pelos colaborado­res do ‘Art Center Caravel’.

Com esse intuito, o objetivo desta associação passa por “transmitir as ideias da arte mundial e misturar culturas de vários países com a alma da arte criada aqui na nossa ilha”.

 ??  ?? Cefyn Embling-evans, curador de arte do espaço, com um dos artistas, Samuel Santos.
Cefyn Embling-evans, curador de arte do espaço, com um dos artistas, Samuel Santos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal