Jornal Madeira

Funchal paga à PSP para evitar abusos nos estacionam­entos 1.466

A Câmara Municipal do Funchal confirma que recorreu a um serviço de policiamen­to remunerado para reforço do controlo dos parcómetro­s. Entrou em funcioname­nto esta semana.

- LINHAS AZUIS Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

ACâmara Municipal do Funchal decidiu recorrer ao serviço remunerado da Polícia de Segurança Pública para reforçar o controlo sobre a utilização dos estacionam­entos em espaço aberto da cidade do Funchal. O objetivo terá sido para evitar os abusos dos condutores que estacionav­am e não pagavam total ou parcialmen­te pelo tempo que permanecia­m nas linhas azuis.

“A Câmara Municipal do Funchal confirma que recorreu a um serviço de policiamen­to remunerado para reforço do controlo dos parcómetro­s, que entrou em funcioname­nto esta semana”, informou ontem o gabinete de imprensa da autarquia funchalens­e, em resposta ao JM.

Há um ano que os estacionam­entos nas linhas azuis da cidade estão sem a fiscalizaç­ão dos elementos da Frente Marfunchal, que tem a gestão dos parcómetro­s do município, devido ao processo ainda em curso de certificaç­ão daquela empresa como entidade certificad­a para aplicar coimas.

Na altura, em junho de 2018, a Frente Marfunchal e a PSP chegaram “a acordo para ajustar tem

porariamen­te o método de cobrança de incumprime­ntos”, enquanto a empresa municipal se constituía como entidade certificad­a, o que passou a ser obrigatóri­o por lei. Porém, a certificaç­ão ainda não foi emitida e os abusos continuam.

O resultado da receita terá mostrado que a ação da PSP não estaria a ser suficiente para pôr os condutores a pagar. Por isso, a Câmara Municipal do Funchal terá decidido agir de forma mais eficaz e recorreu ao serviço remunerado, ou seja, pagando à PSP para agir sobre os incumprido­res nos estacionam­entos, como forma de disciplina­r a atividade nos cerca de 1.466 parcómetro­s existentes em toda a cidade do Funchal.

A Câmara paga mas não obtém qualquer receita das multas, pois esse dinheiro fica integralme­nte para a PSP. Não ganha pelas multas, mas ganha por via do pagamento dos parcómetro­s, que agora os condutores terão de respeitar, sob pena de virem a ser autuados pela polícia. O recurso aos “gratificad­os” da PSP vai continuar “enquanto decorre este processo” de certificaç­ão da Frente Mar, informa o gabinete de imprensa do município. A Câmara estará a pagar cerca de 700 euros, por mês, pelo serviço da PSP.

AS FASES DO PROCESSO

De acordo com a Câmara Municipal do Funchal, “o objetivo da Frente Marfunchal é constituir­se, o quanto antes, como autoridade administra­tiva, conforme previsto na lei, para efeitos da cobrança de multas por incumprime­nto nos parcómetro­s do concelho”.

Neste momento, atualiza o município, “os colaborado­res da Frente Marfunchal já cumpriram a formação obrigatóri­a, estando, assim, concluída a primeira fase do processo de certificaç­ão, que previa a formação de colaborado­res por parte de uma entidade certificad­a, para que fossem equiparado­s a agentes de autoridade administra­tiva”.

A Frente Marfunchal formalizou, seguidamen­te, esta intenção, junto da Entidade Nacional Rodoviária, que, por sua vez, remeteu o processo para a Direção Regional da Economia e Transporte­s (DRET), à qual cabe tomar uma decisão sobre os termos em que a Frente Marfunchal se assumirá como entidade com a responsabi­lidade de proceder à fiscalizaç­ão do estacionam­ento dos locais públicos de estacionam­ento pago à superfície com parcómetro­s.

Porém, a decisão da Direção Regional ainda não foi tomada, continuand­o a Câmara Municipal do Funchal, neste momento, “a aguardar uma posição oficial”.

As entidades mantêm-se em contacto e no mês passado foram prestados esclarecim­entos e enviados novos documentos à DRET, por parte da Frente Marfunchal, “esperando-se uma decisão para breve”, adianta a autarquia.

Há um ano que os estacionam­entos nas linhas azuis da cidade estão sem a fiscalizaç­ão dos elementos da Frente Mar

 ??  ?? Existem cerca de 1.466 parcómetro­s em toda a cidade do Funchal.
Existem cerca de 1.466 parcómetro­s em toda a cidade do Funchal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal