Jornal Madeira

“Satisfação” com conclusão do acordo sobre SIRESP

- PROTEÇÃO CIVIL

Altice Portugal e a Motorola Solutions manifestar­am-se ontem

AAltice Portugal e a Motorola Solutions manifestar­am ontem “satisfação” com a “efetivação do acordo” de compra pelo Estado das suas participaç­ões no SIRESP - Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança, “a contento de todas as partes”.

O Estado comprou por sete milhões de euros a parte dos operadores privados, Altice e Motorola, no Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança (SIRESP), foi ontem anunciado pelo Governo.

“A Altice Portugal e a Motorola Solutions confirmam a efetivação de acordo relativo à aquisição por parte do Estado das suas participaç­ões na [empresa] SIRESP SA”,

referem, adiantando que “no atual momento, e em estrito respeito ao decurso do processo, as empresas não fazem mais qualquer comentário, exceto se tal se tornar imperioso por motivos de força maior”, referem ambas as empresas.

Sublinham ainda que “é com satisfação que se regista a conclusão deste longo processo, principalm­ente, face a um desfecho a contento de todas as partes envolvidas”.

O decreto-lei, aprovado ontem em Conselho de Ministros, “transfere integralme­nte para a esfera pública” as funções relacionad­as com a gestão, operação, manutenção, modernizaç­ão e ampliação da rede SIRESP, e também a estrutura empresaria­l.

A transferên­cia será feita a 1 de dezembro de 2019 e o Estado vai pagar sete milhões de euros, que correspond­e a 33.500 ações, afirmou, no final da reunião, o secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo.

O SIRESP é detido em 52,1% pela PT Móveis (Altice Portugal) e 14,9% pela Motorola Solutions, sendo 33% da Parvalorem (Estado).

FIM “AO TOTAL DESCONTROL­O”

A Liga dos Bombeiros Portuguese­s (LBP) considerou “absolutame­nte acertada” a decisão do Governo de ficar com 100% do capital do SIRESP, avançando que põe fim “ao total descontrol­o”.

“É o fim de uma telenovela que já se arrastava há muito tempo com graves preocupaçõ­es e prejuízos para todos aqueles que utilizavam esta ferramenta tão importante para a segurança das pessoas”, disse à agência Lusa o presidente da LBP.

 ??  ?? Liga dos Bombeiros considerou “absolutame­nte acertada” a decisão do Governo em relação ao SIRESP.
Liga dos Bombeiros considerou “absolutame­nte acertada” a decisão do Governo em relação ao SIRESP.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal