Jornal Madeira

Centenas no ‘Raízes do Atlântico’

- TRADIÇÃO Sofia Lacerda sofialacer­da@jm-madeira.pt

Primeiro dia do festival arrancou com boa música tradiciona­l madeirense

Foi com a boa música tradiciona­l madeirense da Banda d’além que arrancou, ontem à noite, o Festival ‘Raízes do Atlântico’, pelo segundo ano consecutiv­o na Praça do Povo.

Largas centenas de pessoas assistiram aos dois concertos deste primeiro dia, que inaugurou o palco com o grupo que tem como mentor o professor, músico e compositor Mário André.

O grupo tem como objetivo principal a divulgação das músicas tradiciona­is da Madeira e do Porto Santo, e cumpriu esse intento no espetáculo de ontem, bem animado não só pelas músicas, mas pelas intervençõ­es do professor.

Numa atuação que contou com a participaç­ão especial do músico Manuel Rodrigues, que tocou viola de arame, Mário André gracejou que o artista também

se vestiu de preto, para “combinar” com as roupas dos elementos da Banda d’além.

Com o seu repertório fortemente ligado às raízes populares e escolhas musicais baseadas no cancioneir­o madeirense, o grupo também foi acompanhad­o, com palmas ritmadas, à música ‘Maria, tu tens a mania’, do inesquecív­el Max.

A Ronda dos Quatro Caminhos foi o segundo convidado da noite, um grupo de Portugal Continenta­l que tem investido, desde 1984, num trabalho de recriação das canções regionais.

Entre temas tradiciona­is infantis, fados regionais, romarias e Cante Alentejano, o grupo, que já gravou 15 discos, apostou mais recentemen­te na música tradiciona­l dos Açores, com o álbum ‘Sopas do Espírito Santo’.

Hoje, há mais para ouvir, com a grande atração da noite a ser o músico cabo-verdiano Tito Paris, numa sexta-feira em que também irá subir ao palco o grupo Mariachi México.

 ??  ?? Banda d’além apresentou um espetáculo animado, que contou com o convidado Manuel Rodrigues.
Banda d’além apresentou um espetáculo animado, que contou com o convidado Manuel Rodrigues.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal