Jornal Madeira

Foi extremaman­te difícil escolher os vencedores

Bandeira do ‘fair-play’ esteve sempre hasteada em pleno na Festa do Desporto Escolar 2019. Venceram três, mas muitas outras poderiam ter sido reconhecid­as com os prémios La Vie.

- DESPORTO ESCOLAR Raul Caires raulcaires@jm-madeira.pt

Ograu de participaç­ão evidenciad­o pelas escolas da Região, conjugado com a demonstraç­ão “dos princípios elementare­s da ética e do espírito desportivo”, obrigaram a “uma escolha extremamen­te difícil” dos vencedores da Festa do Desporto Escolar 2019.

O desabafo, em jeito de congratula­ção, foi feito ontem por Elmano Santos, diretor de Serviços do Desporto Escolar (DSDE), durante a cerimónia da entrega de prémios às três escolas que se destacaram nas respetivas categorias neste magno evento, cujo grande momento teve lugar entre 28 e 31 de maio, e este ano foi subordinad­o ao tema dos 600 anos da descoberta da Madeira.

“A avaliação geral ao evento é extremamen­te positiva, o que nos deixa muito satisfeito­s e com o sentimento de dever cumprido”,

começou por dizer o responsáve­l de DSDE, num ato que teve lugar no Piso 0 do Centro Comercial La Vie, que patrocina os prémios através do Grupo Wider Property.

“Mas acaba por elevar ainda mais as nossas responsabi­lidades para continuarm­os a trabalhar no sentido de contribuir para o desenvolvi­mento geral das nossas crianças e jovens utilizando este poderoso instrument­o que temos nas nossas mãos, que é a atividade física e o desporto”, disse Elmano Santos ao fazer um balanço da edição deste ano.

“Mais alunos a abraçar a atividade física e o desporto é importante, mas também o são os princípios elementare­s da ética e do espírito desportivo que a atividade oferece”, observou depois o responsáve­l, para sublinhar que, neste sentido, foi uma “escolha extremamen­te difícil” determinar os vencedores.

“Muitas outras escolas” poderiam ter alcançado o reconhecim­ento entregue aos três estabeleci­mentos (ver nomes no quadro ao lado, que inclui histórico dos premiados) “pela forma correta como os seus alunos participar­am, não só na festa, como também nas atividades levadas a cabo ao longo de todo o ano letivo”, assegurou.

O sucesso da Festa do Desporto Escolar foi enaltecido pelo secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, que presidiu à cerimónia da entrega de prémios, momento que foi aproveitad­o para salientar o grande trabalho levado a cabo pela organizaçã­o de um evento que já se encontra perfeitame­nte enraizado como uma das grandes referência­s do calendário desportivo regional.

O governante também fez questão de congratula­r os vencedores e todas as escolas participan­tes “pela forma como o espírito do ‘fair-play’ está assumindo, como é também uma das vertentes da formação das nossas crianças e jovens.

Jorge Carvalho revelou depois que acedeu a um pedido da EBS de Santa Cruz no sentido de ser enviado a este estabeleci­mento de ensino um ‘kit’ de boccia, anúncio que deixou os alunos visivelmen­te satisfeito­s.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal