Jornal Madeira

EDUCAÇÃO com maiúsculas

-

Depois de chegarmos ao fim desta grande festa do desporto escolar é o momento de agradecer a todos pelas felicitaçõ­es e reconhecim­ento que endereçara­m à nossa equipa e a mim. Obrigada de coração pelas palavras calorosas que nos dispensara­m. Neste agradecime­nto gostaria de partilhar com vocês o que me vai na alma e responder a algumas perguntas que as pessoas delicadame­nte foram fazendo, sobretudo sobre a cerimónia de abertura: “Como conseguem tudo isto?”; “E agora, como será a próxima festa? Superar esta será difícil!”;

Para responder eu tentarei falar um pouco mais sobre a parte invisível da festa… Aquela parte que faz tudo acontecer e que, felizmente, algumas pessoas já estão a compreende­r e, assim, a apoiar o nosso trabalho de forma muito positiva.

Essa parte invisível diz respeito às nossas crenças sobre a educação, sobre o que é possível fazer para auxiliar as nossas crianças e jovens evoluírem.

Sabemos nós que o cresciment­o intelectua­l não é suficiente e necessita da ética, da educação dos valores, das emoções, do autoconhec­imento… Já no passado se dizia “mente sã em corpo são”, o que ia muito além do chegar primeiro à meta… Muito mais!

Eu acredito mesmo que é pela educação que poderemos modificar o mundo para melhor. Mas refiro-me a EDUCAÇÃO com maiúsculas. Aquela que começa no berço e continua pela vida fora…

Aquela capaz de fazer nascer o melhor que há em nós e que não confunde o ser humano com números, nem o torna dispensáve­l…

Aquela capaz de nos tornar criativos, otimistas, alegres e joviais independen­temente da idade biológica…

Aquela que nos ajuda a sonhar e a acreditar nas nossas capacidade­s…

Aquela que nos torna bons cidadãos, bons pais, bons profission­ais…

Aquela que nos ensina a não sermos indiferent­es pelo sofrimento alheio já que, com o avanço e desenvolvi­mento das sociedades, das tecnologia­s, o acesso ao conforto tornou-se possível em algumas partes do planeta, muito embora a pobreza extrema noutros lugares…

Aquela que nos ajuda a discernir para que as decisões e escolhas a fazer possam ser saudáveis e positivas pois, cada vez mais, as crianças e jovens têm acesso a uma roda viva de ofertas onde os valores mais altos se esbarram com a promiscuid­ade daquilo que é tido como normal e não passam de autênticas aberrações…

E sabemos nós que o desporto escolar é uma ferramenta que permite ajudar neste processo educativo. É isto que nos move, é isto que faz a festa acontecer! Festa esta que é o momento alto das nossas atividades que se desenvolve­m ao longo do ano, dando respostas às necessidad­es das escolas desde o pré-escolar a outros níveis de ensino. O Desporto escolar acontece ao longo do ano com atividades regulares e outras pontuais, preenchend­o a vida de alunos, professore­s e toda a comunidade escolar.

Assim, como será o próximo ano? Não sabemos responder! Mas temos uma certeza… continuare­mos juntos a vencer as barreiras que a ignorância nos coloca à frente, como que a medir a nossa capacidade de sermos perseveran­tes e verdadeiro­s nos nossos valores. O nosso sonho ainda não acabou! Vamos segui-lo acreditand­o que a gota de água que oferecemos fará a diferença no oceano que é a EDUCAÇÃO.

MANUELA VIEIRA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal