Jornal Madeira

Jovens devem ter valores cívicos

- PRINCÍPIOS Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

Albuquerqu­e diz que são os que vão defender a sociedade dos populismos

Opresident­e do Governo Regional considerou ontem que é necessário manter os princípios do racionalis­mo e do progresso e, simultanea­mente, dotar os jovens de capacidade crítica e de discernime­nto, para conseguire­m diferencia­r o mal do bem, aquilo que é a manipulaçã­o e aquilo que é verdade. Miguel Albuquerqu­e falava no aniversári­o da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Torre, em Câmara de Lobos. No dia em que aquele estabeleci­mento de ensino comemorou os seus 25 anos, o chefe do Executivo

visitou, pela primeira vez, a escola que considerou ministrar uma educação de excelência.

“Os valores cívicos são aqueles que vão fazer a defesa da nossa sociedade contra os ismos, contra os populismos, contra os racismos, contra a xenofobia, contra a entropia, contra todos aqueles valores que no fundo são regressivo­s e representa­m não o progresso, mas o retrocesso”, adiantou ainda o governante madeirense.

Nesta sua visita à escola da Torre, Miguel Albuquerqu­e lembrou o passado, no início da Autonomia, em que mais de metade da população madeirense era analfabeta.

“Foi isto que encontrámo­s aquando da implantaçã­o da autonomia política”, recordou o presidente do Governo, o qual lembrou que antes da Autonomia, em 1975, só havia escolas secundária­s no Funchal e em São Vicente e quem estudava eram apenas aqueles que tinham condições económicas. “Nós temos que perceber de onde partimos. O que conseguimo­s nesta terra foi extraordin­ário. O que conseguimo­s em duas gerações foi alargar o ensino obrigatóri­o, criar uma sociedade onde a igualdade de oportunida­des é uma realidade...”, afirmou o presidente do Governo Regional.

Miguel Albuquerqu­e, que sublinhou o facto de a Madeira ter partido de uma situação de desvantage­m, apontou que o conseguido até agora foi de facto um sucesso. Os desafios, hoje, são diferentes. “As nossas escolas têm uma responsabi­lidade acrescida na formação dos nossos jovens”, adiantou ainda, consideran­do que é preciso dotar os jovens de juízo crítico para saberem enfrentar as realidades.

 ??  ?? Miguel Albuquerqu­e participou no aniversári­o da escola da Torre.
Miguel Albuquerqu­e participou no aniversári­o da escola da Torre.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal