Jornal Madeira

Feira do Pão com fim solidário

- ANIMAÇÃO Iolanda Chaves ichaves@jm-madeira.pt

Até amanhã na Placa Central da Avenida Arriaga

A30ª Feira do Pão do Lions Clube do Funchal começou ontem na Placa Central da Avenida Arriaga e decorre até amanhã. Ontem, quem ficou para jantar teve a oportunida­de de degustar uma sopa de chícharo em estreia absoluta nesta edição, para além da tradiciona­l sopa de trigo.

Esta iniciativa, que contou na abertura com a presença do presidente da autarquia, Miguel Silva Gouveia, e da diretora regional do Turismo, Dorita Mendonça, visa a angariação de fundos para bolsas de estudo destinadas a estudantes universitá­rios, sendo atualmente 15 os beneficiad­os, conforme disse ao JM a atual presidente do Lions,

Lígia Brazão.

Neste certame, onde a animação musical também marca presença, o pão tradiciona­l cozido em forno de lenha é a principal estrela e, como tal, rapidament­e esgota. Porto da Cruz, Caniçal, Santana e Porto Moniz são algumas das proveniênc­ias do pão, muito dele oferecido por Juntas de Freguesia e por outros benemérito­s.

Contudo, há outras atrações, como as sandes de carne de vinha d’alhos, de fígado, de bifana e de atum de escabeche que aromatizam o ambiente fazendo crescer água na boca. Há também bolos caseiros vendidos à fatia entre outros doces tradiciona­is que podem ser consumidos no local ou levados para casa, assim como uma grande variedade de bebidas, com e sem álcool.

Hoje, a feira abre às 10h00 e encerra à meia-noite, sendo possível almoçar (buffet com 13 variedades de pratos) e jantar no recinto. Às 10h30, atua o Grupo de Folclore do Imaculado Coração de Maria, às 18h00 a Tuna Sénior e depois o Grupo Folclórico da Quinta Grande. A seguir ao Festival do Atlântico, a animação prossegue com Fados de Coimbra.

Amanhã, há serviço de almoço e os demais petiscos e a animação, às 15h30, será com Danças com Tradição e Tertúlia de Cantigas.

O Lions Clube do Funchal é norteado pelo lema ‘Nós Servimos!’ e atua em diferentes áreas contribuin­do para causas como a luta contra a cegueira, contra a fome e contra o cancro pediátrico, a educação e o ambiente.

“Todo o nosso trabalho é filantrópi­co e no Natal passado conseguimo­s distribuir 24 cabazes bem recheados, graças à solidaried­ade das pessoas”, sublinha Lígia Brazão, lembrando que a instituiçã­o também já ajudou na reconstruç­ão de casas destruídas pelos incêndios.

Ontem, ao final da tarde, o ambiente que se vivia no local era de convívio e o cheirinho das iguarias tentador e convidativ­o. A animação esteve por conta da Banda Os Infantes e da Tuna de Bandolins de Câmara de Lobos.

 ??  ?? O pão desta feira destina-se a ser ‘transforma­do’ em bolsas de estudo.
O pão desta feira destina-se a ser ‘transforma­do’ em bolsas de estudo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal