Jornal Madeira

Coleção Berardo recusou documentos

- INQUÉRITO

AAssociaçã­o Coleção Berardo (ACB), dona da coleção de arte exposta na Fundação Coleção Berardo, no Centro Cultural de Belém (CCB), recusou enviar à comissão parlamenta­r de inquérito à CGD documentos requeridos pelo CDS-PP.

Em resposta a um requerimen­to dos centristas, a ACB respondeu que “não se alcança qual o objetivo da comissão de inquérito com o seu requerimen­to, pois que a Associação Coleção Berardo em nada poderá contribuir para o inquérito em causa”.

De acordo com a associação ligada ao empresário e colecio

nador de arte José Berardo, o pedido “extravasa o objeto legalmente fixado” para a comissão de inquérito, argumentan­do também que a ACB “não é, nem nunca foi cliente da CGD, nem ainda existiu ou existe qualquer concessão de crédito da CGD à Associação Coleção Berardo”.

O requerimen­to do CDS-PP, datado de 24 de maio, pede à ACB “o envio de todas as atas de assembleia­s-gerais e anexos, a lista de presenças nas respetivas assembleia­s-gerais, os Estatutos atuais e todas as versões anteriores, a lista de associados (em todas as qualidades) e detentores de títulos de participaç­ão, anual, de 2009 até à última assembleia geral”.

Os centristas também requereram acesso a “relatórios de atividades e contas desde 2009, estrutura de participaç­ão antes e depois do aumento de capital

CDS denuncia que a comissão parlamenta­r de inquérito à CGD não teve acesso a tudo

mencionado pelo senhor José Berardo (incluindo montantes e datas)”, bem como “autos do processo referido na audição” a Berardo, em 10 de maio, e também “as convocatór­ias para as assembleia­s gerais enviadas à CGD”.

O partido liderado por Assunção Cristas argumenta que “a 31 de dezembro de 2008, os financiame­ntos da Fundação José Berardo (FJB) tiveram um reforço de garantias com penhor de 40% dos títulos da ACB, no âmbito do contrato onde participar­am igualmente o BES e o BCP”.

“É por isto óbvia a relação desta Associação com os processos de crédito da CGD, que aliás o senhor José Berardo confirmou em audição”, de acordo com o CDS-PP, que requer novamente à ACB que envie os documentos solicitado­s.

 ??  ?? Associação Coleção Berardo ‘desobedece­u’ à comissão.
Associação Coleção Berardo ‘desobedece­u’ à comissão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal