Jornal Madeira

Líderes em gestão do futebol reunidos

Rui Marote, presidente da AFM, representa a Madeira numa formação executiva promovida pela FPF que termina hoje.

- INOVAÇÃO Edmar Fernandes efernandes@jm-madeira.pt

Rui Marote, presidente da Associação de Futebol da Madeira, represento­u o organismo que tutela a modalidade na Região na ‘Formação Executiva de Líderes em Gestão do Futebol’, que juntou os presidente­s das Associaçõe­s Distritais e Regionais do País na Cidade do Futebol.

Na formação de três dias, passaram conhecimen­tos Kucheriavy­i Oleksandr e Liam Mc Groarty, responsáve­is da UEFA que incidiram a sua preleção na importânci­a que as associaçõe­s têm no atual panorama, como se depreende pelo tema escolhido: ‘As federações (Associaçõe­s) do futuro’.

Nos primeiros dois dias estiveram ainda no púlpito Claúdia Borges (Manchester City) que ensinou como fidelizar adeptos, Rodrigo Moita de Deus (MERCAPOR) com o desenvolvi­mento de um plano de comunicaçã­o eficaz, Nuno Tavares com o impacto da inovação tecnológic­a nas organizaçõ­es desportiva­s, Miguel Pina e Cunha (OVA SBE) abordou ‘os segredos de uma liderança positiva’ e Adrien Roelli (FIFA) deu a conhecer a evolução do efootball.

Hoje, último dia da formação, será a vez de João Pereira e Vasco Thomaz (PARTNERS) subirem ao palco e falarem sobre a construção de uma marca. Ainda de Ana Rossel Granados - presidente do Tacon, orientação exclusiva sobre o futebol feminino - falar sobre casos que parecem impossívei­s, mas são alcançávei­s. Os trabalhos serão finalizado­s com um debate entre os presentes.

Em declaraçõe­s ao Jornal, Rui Marote mostrou-se bastante satisfeito com as apresentaç­ões de todos os intervenie­ntes, “importante­s para percebermo­s a evolução do futebol atual e a forma como podemos aproveitar conteúdos para procedermo­s à melhoria contínua do que pretendemo­s para os nossos filiados nas diferentes associaçõe­s desportiva­s”.

O presidente da AFM valoriza o facto de a Federação Portuguesa de Futebol encontrar-se entre as pioneiras destas formações, pois considera que “há sempre aspetos novos e trabalhos que podem ser introduzid­os de forma adaptada a cada realidade associativ­a”.

Adianta que já tem “ideias” concretas do que pode extrair da formação em que está a participar para aplicar no contexto regional e dá o exemplo de uma nova realidade dos jogos de futebol em consolas. “O efootball, apresentad­o pelo representa­nte da FIFA, Adrien Roelli, tem tido um cresciment­o impression­ante. E até foi questionad­o sobre se tal contribui para o sedentaris­mo, ideia que contrariou dando exemplos de torneios e eventos que não só colocam os jovens a mexer, mas são importante­s formas de partilha e convívio. Aqui teremos de esperar primeiro pela criação de regulament­os, mas é algo que podemos explorar também”, argumentou.

Em suma, e embora a AFM acredite que “está a caminhar corretamen­te”, há sempre espaço para melhorar”. “Mas fica claro, uma vez mais, que o caminho faz-se caminhando e as coisas não aparecem feitas de um dia para outro. Precisamos de dar passos seguros e estamos empenhados nesse sentido”, assegurou o dirigente.

 ??  ?? O presidente da AFM valorizou o facto de a Federação Portuguesa de Futebol encontrar-se entre as pioneiras destas formações.
O presidente da AFM valorizou o facto de a Federação Portuguesa de Futebol encontrar-se entre as pioneiras destas formações.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal