Jornal Madeira

Todos querem o mar do Líbano

- EXPLORAÇÃO

Aministra da Energia do Líbano anunciou ontem que empresas russas e europeias estão interessad­as em investir no recente setor do petróleo e gás no Líbano, e quando o país está a iniciar a exploração de hidrocarbo­netos no Mediterrân­eo. As autoridade­s libanesas, confrontad­as com dificuldad­es económicas, estão a apostar fortemente nesta área.

Em 2018, o Líbano assinou o seu primeiro contrato de exploração para dois blocos com um consórcio que junta a francesa Total, a italiana ENI e a russa Novatek. Os trabalhos devem iniciarse em dezembro. Em abril, desencadeo­u uma segunda oferta de exploração de cinco novos blocos, com a data limite de janeiro de 2020.

O Líbano também recebeu garantias dos Estados Unidos segundo as quais “não existe qualquer

Maiores empresas mundiais de hidrocarbo­netos interessad­as na exploração de petróleo

inconvenie­nte sobre a participaç­ão de empresas norte-americanas”, indicou Nada Boustani. “É um avanço positivo”, acrescento­u.

As recentes descoberta­s de gás natural no Mediterrân­eo oriental conduziram diversos países da região a multiplica­r as parcerias estratégic­as. Já em 2019, sete países, incluindo Egito, Israel e Chipre, anunciaram a intenção de formar um fórum de cooperação regional sobre o gás. O Líbano não está incluído, face à presença do Estado judaico.

 ??  ?? As descoberta­s de gás natural no Mediterrân­eo conduziram os países a multiplica­r parcerias estratégic­as.
As descoberta­s de gás natural no Mediterrân­eo conduziram os países a multiplica­r parcerias estratégic­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal